As três macrotendências da tecnologia de recrutamento para 2024

Os especialistas da Gartner indicam as principais tendências na tecnologia de recrutamento e que os líderes de recursos humanos deverão abordar no próximo ano

As três macrotendências da tecnologia de recrutamento para 2024

A Gartner revela três macrotendências que impactam a tecnologia de recrutamento, devendo ser abordadas pelos líderes de Recursos Humanos (RH) em 2024: a moda da Inteligência Artificial (IA) Generativa, as regulamentações ampliadas e os ciclos de compra alongados.

“Este ano, o recrutamento tem-se concentrado em alavancar novos investimentos em tecnologia para atração e envolvimento de talentos, permitindo transições de trabalhadores mais simplificadas e consolidando lentamente o mercado de tecnologia”, disse Emi Chiba, analista principal da área de RH da Gartner. “Ao olharmos para 2024, embora estas tendências evoluam, vemos surgir novas macrotendências que os líderes de RH terão de abordar”.

O “hype” da IA Generativa, segundo a Gartner, levará à mudança na conversa em torno desta tecnologia, com o intuito de determinar a melhor forma de a utilizar no recrutamento. Muitas empresas já recorrem à IA nos seus processos de recrutamento, possibilitando a personalização do alcance dos candidatos, assim como a realização de tarefas diárias como o agendamento e de avaliações de matching de candidatos.

De acordo com a Gartner, os líderes de RH estão a determinar em que áreas a IA é aplicável e quais os casos em que as organizações devem invés investir nos seus recrutadores humanos. “Embora a IA se tenha difundido no recrutamento, a IA generativa não está no mesmo nível de maturidade aplicada no processo de recrutamento”, explicou Chiba. “Em 2024, esperamos que o uso generativo de IA continue a aumentar, especialmente para redigir descrições de cargos, comunicações de candidatos e até mesmo perguntas de entrevistas”.

Por outro lado, as regulamentações estão a ser ampliadas à medida que as preocupações éticas com a IA generativa ganham força, levando as organizações a serem mais vigilantes. Neste sentido, a Gartner prevê que a incerteza regulamentar deste ano se intensifique em 2024 com a aplicação de cada vez mais leis.

“Apesar do aumento das regulamentações, as organizações continuarão a apostar na IA generativa”, afirma Rania Stewart, analista diretora sénior da Gartner HR Practice. “À medida que as organizações experimentam mais com a IA, os líderes de RH devem responsabilizar os seus fornecedores de IA, mantendo a atenção”.

Os ciclos de compra de tecnologia para a aquisição de talentos alongaram-se em 2023, uma tendência que irá estender-se até ao próximo ano. Segundo a Gartner, isto aumentará a necessidade de os líderes de RH serem mais cautelosos com os seus fornecedores, uma vez que estes poderão recorrer a novos produtos elaborados à pressa para lançar no mercado de forma a manter os seus resultados financeiros.

Neste sentido, a Gartner recomenda que os líderes de RH sejam mais intencionais na compra de tecnologia, o que poderá alongar ainda mais os ciclos de compra.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.