Branded Content

“A transformação digital pode ser o caminho para a diferenciação da empresa”

O data science e transformação digital são cada vez mais importantes. Ana Lucas e António Palma dos Reis, coordenadores da Pós-Graduação Data Science & Business Analytics do ISEG Executive Education, explicam a importância destas áreas.

“A transformação digital pode ser o caminho para a diferenciação da empresa”

 

A pós-graduação do ISEG Executive Education vem responder à maior procura por data scientits e business analytists? 

A Pós-Graduação (PG) em Data Science e Business Analytics teve início em 2017 e conta com a parceria da Microsoft, cujos produtos/serviços para Business Analytics e Business Intelligence foram considerados líderes de mercado no respetivo Quadrante Mágico da Gartner, publicado em fevereiro de 2019. 

O ISEG Executive Education tem competências tecnológicas e de gestão, pelo que esta Pós-Graduação é especialmente orientada para as necessidades de análise de dados para a gestão. A procura por data scientists não para de crescer, superando largamente o número de profissionais disponíveis.

De acordo com o relatório de 2019 d o site Indeed, as ofertas de emprego de data scientists cresceram globalmente 31% em dezembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Quão importante é o tema da transformação digital para as empresas? Como é que as organizações se podem adaptar a esta nova realidade? 

A transformação digital pode ser imprescindível para que uma empresa se mantenha no mercado, ou pode ser o caminho para a sua diferenciação, superando a concorrência.

As empresas precisam de repensar todos os aspetos do seu modelo de negócio para terem sucesso na era digital. Precisam de redefinir estratégias e o modelo de negócio que tenderá a ser centrado no cliente, suportado por dados e machine-driven o que permitirá que as empresas permaneçam ágeis na economia digital, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos clientes.

Para se adaptarem a esta realidade necessitam de recorrer a colaboradores que dominem as tecnologias digitais e, simultaneamente, entendam o modelo de negócio e a forma de criação de valor da empresa. Para fornecer ao mercado estes especialistas o ISEG Executive Education disponibiliza, a partir de 2020, a PG em Digital Technologies for Management.

Em 2015, o World Economic Forum (WEF) identificou a transformação digital como um dos principais desafios que o mundo enfrentava à época: como é que o baixo custo e o maior acesso a novas tecnologias redefinem o que os clientes esperam, como é que as empresas entregam produtos e serviços e, como resultado, como é que as pessoas vivem e trabalham.

O WEF identificou sete tecnologias com grande impacto na forma como pensamos os negócios: inteligência artificial e machine learning, veículos autónomos, análise de big data e cloud, produção personalizada e impressão 3D, IoT e dispositivos conectados, robôs e drones e redes sociais. 

 

O ISEG Executive Education lançou pós-graduações nestas áreas. Falando da transformação digital, o que é que um executivo pode aprender através desta pós-graduação que ajude a melhorar o seu trabalho na sua organização?

A Pós-Graduação Digital Technologies for Management é direcionada principalmente a profissionais de várias áreas científicas que pretendam desenvolver ou atualizar as suas capacidades de implementação e gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (SI/TIC) e permite alargar as perspetivas de carreira dos participantes, pelo aumento do seu potencial técnico e das capacidades de direção e gestão na área de gestão dos SI/TIC. 

Os profissionais aprenderão a gerir os SI/TIC e a implementar projetos de desenvolvimento de forma a conseguir conduzir processos de transformação digital. 

 

Qual a aposta do ISEG Executive Education neste tipo de áreas mais direcionadas para os sistemas de informação?

Ambas as PG referidas são direcionadas para os SI/TIC. A PG em DS&BA centra-se na organização e análise de dados para melhoria da eficiência e eficácia operacionais e para suporte à decisão, enquanto a PG em DTM é especialmente aplicável a processos de transformação digital. 

 

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para o ISEG Executive Education

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.