Analítica Self-Service e BI vão superar os Data Scientists em 2019, diz a Gartner

As empresas estão a apostar em implementar analítica self-service e Business Intelligence (BI) nos seus negócios como forma de melhorarem as suas operações a todos os níveis. Para a Gartner, esta tendência é de tal forma acentuada que a analista prevê que em 2019 a analítica proveniente dos utilizadores empresariais com capacidades autónomas ultrapasse as dos Data Scientists

Analítica Self-Service e BI vão superar os Data Scientists em 2019, diz a Gartner

Recentemente, a Gartner auscultou mais de 3 mil CIOs e concluiu que a analítica e a BI estão entre as tecnologias mais diferenciadoras das organizações dos inquiridos. Estas tecnologias estão a ser alvo dos mais recentes investimentos das organizações, sendo consideradas pelos CIO como as mais estratégicas.

“A tendência da digitalização está a levar a uma procura pela analítica em todas as áreas dos negócios modernos, bem como do governo”, explica Carlie J. Idoine, research director, Gartner. “Os céleres avanços na inteligência artificial, IoT e SaaS (cloud) analytics e plataformas de BI estão a facilitar e tornar mais barato que profissionais não especializados consigam realizar análises eficazes e informar melhor os decisores”.

Esta nova tendência está a conduzir, segundo a Gartner, a uma implementação cada vez maior de capacidades autónomas como forma de criação de uma cultura data-driven no seio das organizações. Isto significa que os utilizadores empresariais podem aprender mais rapidamente a utilizar e retirar benefícios da ferramentas de analítica e BI eficazes, trazendo insights valiosos às empresas.

“Se os líderes em data and analytics simplesmente facultarem acesso a ferramentas de dados, as iniciativas autónomas não irão funcionar”, adverte Carlie J. Idoine. “A experiência e capacidades dos utilizadores empresariais variam bastante dentro das organizações. Assim, é necessária formação, suporte e processos que ajudem os utilizadores autónomos a produzir insights com valor para a organização”.

Para a Gartner, é essencial que as empresas estejam preparadas para esta nova tendência. Para que consigam construir uma base forte para a analítica self-service e BI, as organizações devem:


Alinhar as iniciativas de “self-service” com os objetivos organizacionais

Para a analista, é fundamental que as organizações confirmem o valor da analítica self-service e BI ao comunicar o seu impacto e interligarem o seu sucesso aos bons resultados da organização. “Isto traz confiança na abordagem e justifica o contínuo suporte a estas iniciativas. Encoraja também os utilizadores empresariais a envolverem-se no processo e aplicar as melhores práticas às suas áreas”, refere Carlie J. Idoine.
 

Envolver os utilizadores empresariais no desenho, desenvolvimento e suporte das iniciativas

“Criar e executar uma iniciativa bem-sucedida requer uma relação de confiança entre a equipa de IT e os utilizadores empresariais”, explica a analista. Assim, a componente técnica deixa de ser o mais importante e as atenções voltam-se para os processos de colaboração para que o IT e os utilizadores possam estar alinhados e perceber o que cada um deve fazer para que as iniciativas sejam benéficas.
 

Abordar de forma flexível a governança de dados

A flexibilidade do modelo de governança de dados é fulcral para o sucesso de uma iniciativa de analítica self-service. “Os líderes de IT terão de encontrar o equilíbrio na governança de dados de modo a que esta seja bem-sucedida e escalável”, adverte Carlie J. Idoine.
 

Elaborar um plano

Os utilizadores devem estar equipados com um plano que os ajude a estar alinhados com os objetivos. Isto fará com que estes saibam com maior exatidão como aplicar as ferramentas que têm ao seu dispor e como utilizá-las mediante problemas empresariais específicos. “Um plano de ação formalizado ajudará a automatizar e standardizar este processo, tornando-o muito mais escalável à medida que as práticas de self-service se disseminam nas organizações”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.