63% dos portugueses já abandonaram compras online por falta de confiança nas plataformas

Estudo do Produto do Ano revela que a segurança dos dados e a credibilidade das plataformas continuam a ser as maiores preocupações por entre os consumidores portugueses

63% dos portugueses já abandonaram compras online por falta de confiança nas plataformas

Os portugueses estão cada vez mais adeptos das compras online, mas a confiança nas plataformas digitais continua a ser um dos principais fatores que condicionam a decisão de compra. Um estudo da Produto do Ano mostra que o consumidor nacional está mais digital, informado e cauteloso, valorizando transparência, segurança e credibilidade como elementos-chave para transformar visitas em compras e fidelizar clientes.

Os marketplaces como Amazon, OLX, Aliexpress, Fnac ou Worten são a principal porta de entrada para produtos e marcas tecnológicas, sendo a escolha de 45% dos inquiridos. Em segundo lugar surgem os sites oficiais das marcas (23%), seguidos das pesquisas em motores de busca (14%). Já as apps móveis (9%) e os links em redes sociais (5%) têm ainda menor expressão, apesar do crescente investimento das marcas nestes canais.

O estudo revela ainda que 39% dos consumidores compra online mensalmente, 23% fá-lo quinzenalmente, 19% realiza compras online todas as semanas, e apenas 5% afirma comprar diariamente.

Entre os produtos mais procurados destacam-se Moda e acessórios (22%), Tecnologia e eletrónica (21%), Livros e material de escritório (13%), Alimentação (10%), seguidos por beleza, higiene e cuidado pessoal, com percentagens menos expressivas.

Apesar da crescente adesão ao comércio digital, 41% dos inquiridos apontam a segurança dos dados pessoais e de pagamento como a maior preocupação. Em seguida surgem a qualidade do produto recebido (19%) e a credibilidade da loja ou plataforma (16%).

Estas preocupações refletem-se nos hábitos de compra: 63% dos consumidores já abandonaram pelo menos uma compra online por falta de confiança. Destes, 36% fizeram-no uma ou duas vezes, enquanto 27% já o repetiram várias vezes.

Quanto às formas de pagamento, o MB Way lidera com 32% das preferências, seguido do PayPal (26%) e dos cartões bancários (21%). A referência Multibanco representa 15%, e o pagamento no ato da entrega é escolhido por apenas 3% dos consumidores.

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