Compras online durante época festiva atingem recorde de 1,2 biliões de dólares

O recorde de vendas online foi impulsionado pela inteligência artificial, compras mobile e redes sociais, apesar do aumento das devoluções

Compras online durante época festiva atingem recorde de 1,2 biliões de dólares

Com o fim da época festiva, os dados da Salesforce revelaram que as compras online atingiram um recorde máximo de 1,2 biliões de dólares. Os dados apresentados indicam que a época de compras de Natal correu melhor que o esperado, impulsionada por um crescimento significativo nas compras mobile e pelas redes sociais, juntamente com o aumento do gasto dos consumidores.

No entanto, os consumidores já trocaram ou devolveram 122 mil milhões de dólares em mercadorias e produtos. A época de Natal 24/25 fica marcada pela utilização de inteligência artificial (IA) e dos agentes, tanto pelos consumidores como pelas marcas de retalho, de forma a melhorar as experiências de compras de fim de ano. Segundo os dados da Salesforce, a IA influenciou 229 mil milhões de dólares de todas as encomendas online.

As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação”, refere Calia Schwartz, Diretora de Consumer Insights da Salesforce. “Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no ano novo, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores”.

De acordo com os dados da Salesforce, baseados em 1,5 mil milhões de consumidores e 1,6 biliões de visualizações de páginas na Plataforma Salesforce, as vendas online atingiram novos picos, com um total de 1,2 biliões de dólares em todo o mundo. Este crescimento representa um aumento global de 3% em relação ao ano passado e um aumento de 1% na União Europeia.

Os retalhistas estão a aproveitar o valor da IA e dos agentes para impulsionar as vendas. Em 2024, 229 mil milhões de dólares em vendas online globais foram influenciados pela inteligência artificial e pelos agentes, através de recomendações de produtos, ofertas direcionadas e apoio ao cliente por conversação. Durante a época festiva, 19% das compras foram influenciadas pela IA, um aumento de 6% em relação a 2023.

Segundo a Salesforce, marcas de retalho com estratégias em redes sociais obtiveram 20% das vendas globais de fim de ano através de plataformas como o TikTok e o Instagram. Apesar de a quota do tráfego móvel global se ter mantido a mesma (79%), a percentagem de encomendas efetuadas a partir de dispositivos mobile cresceu para quase 70%, com os pedidos mobile a atingirem o seu nível mais elevado (79%) no dia de Natal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.