O recorde de vendas online foi impulsionado pela inteligência artificial, compras mobile e redes sociais, apesar do aumento das devoluções
Com o fim da época festiva, os dados da Salesforce revelaram que as compras online atingiram um recorde máximo de 1,2 biliões de dólares. Os dados apresentados indicam que a época de compras de Natal correu melhor que o esperado, impulsionada por um crescimento significativo nas compras mobile e pelas redes sociais, juntamente com o aumento do gasto dos consumidores. No entanto, os consumidores já trocaram ou devolveram 122 mil milhões de dólares em mercadorias e produtos. A época de Natal 24/25 fica marcada pela utilização de inteligência artificial (IA) e dos agentes, tanto pelos consumidores como pelas marcas de retalho, de forma a melhorar as experiências de compras de fim de ano. Segundo os dados da Salesforce, a IA influenciou 229 mil milhões de dólares de todas as encomendas online. “As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação”, refere Calia Schwartz, Diretora de Consumer Insights da Salesforce. “Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no ano novo, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores”. De acordo com os dados da Salesforce, baseados em 1,5 mil milhões de consumidores e 1,6 biliões de visualizações de páginas na Plataforma Salesforce, as vendas online atingiram novos picos, com um total de 1,2 biliões de dólares em todo o mundo. Este crescimento representa um aumento global de 3% em relação ao ano passado e um aumento de 1% na União Europeia. Os retalhistas estão a aproveitar o valor da IA e dos agentes para impulsionar as vendas. Em 2024, 229 mil milhões de dólares em vendas online globais foram influenciados pela inteligência artificial e pelos agentes, através de recomendações de produtos, ofertas direcionadas e apoio ao cliente por conversação. Durante a época festiva, 19% das compras foram influenciadas pela IA, um aumento de 6% em relação a 2023. Segundo a Salesforce, marcas de retalho com estratégias em redes sociais obtiveram 20% das vendas globais de fim de ano através de plataformas como o TikTok e o Instagram. Apesar de a quota do tráfego móvel global se ter mantido a mesma (79%), a percentagem de encomendas efetuadas a partir de dispositivos mobile cresceu para quase 70%, com os pedidos mobile a atingirem o seu nível mais elevado (79%) no dia de Natal. |