Futuro dos negócios assenta em modelos descentralizados e distribuídos

Um dos pilares da transformação está na interconexão e os fornecedores de colocation estão a acelerar a virtualização dos seus serviços para alavancar a digitalização empresarial

Futuro dos negócios assenta em modelos descentralizados e distribuídos

Segundo vários especialistas, o futuro dos negócios vai estar assente em modelos descentralizados e distribuídos, devido à crescente digitalização e consequentes mudanças estruturais nas organizações, através do uso de tecnologias como a cloud, inteligência artificial ou data analytics. 

A conectividade tem-se tornado a chave para o funcionamento de muitas indústrias digitalizadas, o que está a fazer da interconexão o segmento que mais cresce na indústria de colocation. Num relatório publicado pela DataBank, citado pelo IT Reseller, os investigadores destacam como as interconexões virtuais vão ser o futuro da infraestrutura de IT baseada em software.

Assim, os investigadores acreditam que as organizações estão num processo de profunda descentralização e que as interconexões virtuais vão ser fulcrais para o sucesso dos novos modelos, com as tecnologias baseadas em software e a virtualização a tornarem-se um pilar central das IT empresariais e a interligação a acompanhar a mudança, especialmente no contexto da infraestrutura edge.

De notar que a virtualização da interconexão é relativamente recente, mas está a ganhar força entre os fornecedores de cloud e de colocation, uma vez que permite a criação de ligações transversais entre várias partes interessadas, proporcionando flexibilidade e melhor gestão das cargas de trabalho nos data centers.

Os especialistas indicam que os data centers devem repensar as suas arquiteturas de interconexão e que “as organizações que lideram a descentralização dos negócios serão aquelas que poderão se libertar mais rapidamente e eficazmente das correntes de infraestruturas antigas e adotar a tomada de decisões baseada em dados”.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.