Portuguesa BindTuning transforma workspace digital de gigante mundial da área alimentar

A norte-americana Tyson Foods elegeu a framework da BindTuning para criar em pouco tempo uma interface user-friendly da nova intranet que a multinacional decidiu desenvolver

Portuguesa BindTuning transforma workspace digital de gigante mundial da área alimentar

A Tyson Foods é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com mais de 114 mil funcionários, distribuídos por cerca de 400 escritórios e instalações, a Tyson tem na sua intranet um canal de comunicação essencial.
 

O desafio

Fruto de um conjunto de aquisições, o departamento da Tyson Foods deparava-se com a necessidade de gerir várias intranets legacy, construídas em diferentes ambientes. Estes sistemas díspares entre si eram de navegação difícil e incluíam informações desatualizadas. Os sites não estavam otimizados para dispositivos móveis e só podiam ser acedidos por quem estava junto aos seus postos de trabalho ou via VPN, o que prejudicava a produtividade.

A empresa precisava de uma solução baseada em cloud, user-friendly, flexível e robusta, à qual os colaboradores, geograficamente dispersos, pudessem aceder em qualquer lugar e a qualquer momento, para compartilhar informações e colaborar de forma simples, em nome de maior eficiência. Outro dos requisitos era um apertado prazo de implementação de dois meses.
 

Soluções utilizadas:

  • Microsoft SharePoint Office 365
  • BindTuning SharePoint Office 365 Themes and Web Parts
  • Dell EMC Digital Workplace Consulting & Program Management Services

 


A solução

A Tyson Foods encontrou na BindTuning, empresa cem por cento portuguesa sediada em Vila do Conde, o que procurava: uma alternativa rápida ao desenvolvimento tradicional. A multinacional americana chegou à BindTuning através de um Microsoft Technology Center, em Dallas, onde lhe foram apresentadas três soluções: uma de intranet-in-a box, pré-configurada; uma de desenvolvimento à medida; e a da BindTuning. “A nossa solução acaba por ser intermédia, o que a torna praticamente única no mercado”, explica Beatriz Oliveira, CEO e fundadora da empresa, que define a solução da BindTuning como um “conjunto de peças que se comportam como se fossem blocos de Lego”, que se encaixam para construir a interface final da intranet. “A Tyson gostou muito da abordagem e da flexibilidade que o produto lhes dava”, acrescenta. O design e o desenvolvimento tradicional de uma intranet personalizada, de nível empresarial, pode demorar cerca de 12 meses e custar entre um a dois milhões de euros.

“A Tyson não queria desenvolvimento à medida”, reforça Beatriz Oliveira, “porque esta era a sua realidade, na qual identificavam dificuldades futuras, nomeadamente no momento de fazer ajustes e atualizações à intranet”. A plataforma da BindTuning, cloud-based e assente em SharePoint/Office 365, permitiu que a Tyson substituísse os seus sistemas legacy on-premises sem necessidade de alocar fundos adicionais para codificação ou design personalizados. Todos os temas e as web parts BindTuning são mobile responsive. Como a framework exige apenas a configuração dos temas e das web parts, em vez de codificação personalizada, a Tyson ganhou uma intranet escalável e à prova de futuro, por meio das atualizações automáticas que fazem parte da solução da BindTuning. O Parceiro de implementação escolhido pela BindTuning para a integração do novo ambiente de intranet foi a Dell EMC, com a qual a empresa portuguesa havia já colaborado antes em projetos empresariais com Office 365.
 

Os resultados

A suite de ferramentas da BindTuning permitiu que a Tyson Foods atingisse os seus objetivos rapidamente. O primeiro protótipo ficou pronto em oito semanas e o projeto, como um todo, foi finalizado em menos de seis meses. As operações de negócio foram consolidadas numa única intranet SharePoint, baseada em cloud e de navegação mais simples. Esta intranet permite que os funcionários compartilhem ativos de informação com segurança e colaborem em projetos, independentemente de onde estejam localizados, utilizando os dispositivos que preferirem. “A BindTuning deu-nos a capacidade de criar um site atraente e de fácil interação, que seria muito difícil de conseguir sem o uso das suas ferramentas e web parts”, realça Charles Norman, Lead Analyst, Workforce Productivity, IS Center of Excellence na Tyson Foods. Beatriz Oliveira destaca que o projeto de intranet da Tyson “resultou num aumento da produtividade e na simplificação das comunicações internas, aumentando em grande medida a experiência de utilização”.
 

Beatriz Oliveira, CEO e fundadora da BindTuning, ao centro, durante a cerimónia de entrega de prémios dos Intra.NET Reloaded Boston Awards.

Projeto Premiado

Em abril, o projeto desenvolvido pela BindTuning, em parceria com a Dell EMC, para a Tyson Foods foi premiado nos Intra.NET Reloaded Boston Awards – um dos eventos mais importantes na área das comunicações internas, workplace digital e intranet, nos EUA–, na categoria “Best Intranet Solution for User Experience, Design and Content Management”.

 

 
Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.