Modus Complete aumenta eficiência dos projetos com know-how da Claranet em soluções Autodesk

A Claranet foi o parceiro escolhido pela Modus Complete para rentabilizar as soluções Autodesk e responder às exigências de conformidade associadas aos projetos de infraestruturas laboratoriais

Modus Complete aumenta eficiência dos projetos com know-how da Claranet em soluções Autodesk

A Modus Complete é uma empresa portuguesa que atua no mercado das soluções técnicas e de engenharia para laboratórios. Além da comercialização e montagem de equipamento e mobiliário laboratorial e hospitalar, disponibiliza também serviços de planeamento, construção e manutenção de espaços associados aos segmentos de mercado farmacêutico, alimentar, vinícola, químico e petroquímico, têxtil, aeronáutico, tecnológico e metalúrgico.

Criada em 2016, a empresa possui uma equipa de profissionais com know-how e experiência no terreno, aliando o conhecimento técnico à parceria com fabricantes internacionais, como é o caso da representação exclusiva para Portugal da WALDNER Laboreinrichtungen GmbH & Co.KG, líder em mobiliário e equipamento laboratorial.

A atividade da Modus Complete passa pela oferta de soluções personalizadas apoiadas em vetores como a qualidade, sustentabilidade e inovação, com o objetivo assumido de exceder as expectativas dos clientes e, dessa forma, manter a sua confiança.

Como empresa ligada a uma área onde a segurança e a conformidade são questões críticas para operar no mercado, a Modus Complete garante não só a certificação de todos os produtos comercializados com os mais elevados padrões da indústria, como possui a Certificação ISO 9001:2015, relativa à produção, comercialização, montagem e manutenção de equipamentos e mobiliário técnico para laboratórios e ambiente hospitalar, bem como para atuação na conceção e gestão de obras de laboratórios, salas limpas e áreas de saúde.

O desafio

Desde o início das suas operações que a Modus Complete procurou formas de promover processos de produtividade eficientes nas fases de planeamento, conceção, produção e implementação das infraestruturas nos espaços laboratoriais, de modo a oferecer serviços de qualidade no menor tempo possível.

A empresa cedo iniciou a procura de soluções tecnológicas que pudessem melhorar o desempenho das suas equipas. A ideia passava por aliar a capacidade de criação e modelação de espaços e objetos - recorrendo a ferramentas flexíveis e com suporte adequado -, à facilidade de gestão das várias etapas dos trabalhos adjudicados e da informação gerada em cada um deles.

Além da complexidade natural associada às diferentes exigências que projetos deste género apresentam, a Modus Complete tinha também o desafio de ter de corresponder a elevados padrões de conformidade associados às várias indústrias onde atua.

As exigências de conformidade na área das infraestruturas laboratoriais exigem ferramentas e serviços de adoção e suporte da máxima confiança para gerir os projetos”, afirma Nuno Silva, Técnico de Comunicação da Modus Complete

Importava assim encontrar um parceiro tecnológico que garantisse a satisfação de todos estes requisitos, assegurando ao mesmo tempo a componente de adoção dos colaboradores, através do apoio na formação específica e no acompanhamento de alguns processos. A Claranet surgiu como o parceiro natural para enquadrar todas estas necessidades.

A solução

Como principal ferramenta de projeto, a Modus Complete elegeu a solução Product Design & Manufacturing Collection, da Autodesk. A escolha teve em conta o facto de ser um conjunto partilhado de aplicações CAD, CAM e CAE, que permite agilizar o trabalho entre equipas durante as diferentes fases de um projeto – da conceção à produção -, mas também por suportar a integração de ferramentas específicas produzidas por terceiros.

Neste contexto, a empresa adotou também a Woodwork for Autodesk Inventor, uma solução de Design, CAM & Nesting para o desenvolvimento e produção de mobiliário, que além de permitir aumentar a performance no processo de conceção, tem a vantagem de trabalhar dentro dos produtos da Autodesk.

O estatuto de Autodesk Gold Partner da Claranet acabou por garantir à Modus Complete a escolha das melhores ferramentas do mercado, bem como a contratação de serviços de adoção e suporte que permitissem rapidamente rentabilizar o investimento.

Segundo Nuno Silva, “além de possuir um elevado know-how de implementações Autodesk, a Claranet mostrou um catálogo de soluções complementares que se revelou precioso”.

Durante a fase de implementação das aplicações, cujos trabalhos corresponderam a cerca de dois meses, a Claranet promoveu pequenas ações de treino, focalizados nas novas soluções, adicionando novos conceitos e processos e tirando vantagens da experiência já existente.  

Os resultados

A Modus Complete registou quase de imediato uma melhoria significativa dos workflows, graças a uma ligação mais estreita entre as equipas em todas as fases de um projeto, conseguida com as aplicações adotadas.

A solução escolhida permite também acompanhar o ciclo de vida dos produtos - desde a conceção, passando pelo projeto 3D e terminando na produção do produto -, utilizando para isso um número reduzido de aplicações especializadas, mas perfeitamente complementares e transparentes quando aos fluxos de trabalho.

O apoio da Claranet permitiu-nos rentabilizar de forma significativa o investimento efetuado, já que conseguimos planear e concretizar com mais facilidade a integração de novas ferramentas, sempre que necessário”.

Nuno Silva destaca ainda a importância do know-how da Claranet na escolha e implementação das aplicações Autodesk adotadas e as vantagens do modelo as-a-Service, já que essa opção acabou por permitir a melhoria progressiva dos processos de trabalho e das ferramentas usadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.