A loja online contou com o know-how da Eurotux para adaptar as soluções tecnológicas às necessidades identificadas, o que resultou num crescimento significativo da organização
A La Redoute, uma empresa francesa que desenvolve o seu negócio ao nível do e-commerce na área da moda e da decoração de interiores na Europa, estava sobrecarregada com 300 sistemas on-premises a necessitar de modernização e de uma estratégia de monitorização proativa. A empresa procurava não apenas uma solução, mas um parceiro estratégico para revolucionar a sua infraestrutura de Tecnologias de Informação, como explica a Eurotux: “a Redoute procurava, há vários anos, um parceiro com capacidade de implementação de plataformas de monitorização baseadas em tecnologia open-source, sendo que, após esse projeto, ocorreram múltiplas atividades ao longo dos anos”. Escolher o caminho e alinhar as estratégiasA escolha da Eurotux partiu da premissa da necessidade de expertise na monitorização de sistemas. “O contacto foi fácil e rápido, e em poucos dias tínhamos a data marcada em que alguém da Eurotux viria às nossas instalações durante três dias dar-nos formação e guiar-nos nesta nova etapa”, explica Luís Santos Infra&Supervision Manager da LaRedoute. Os desafios passavam por “montar uma equipa de supervisão do zero”, o que envolvia montar e desenvolver “as infraestruturas necessárias para serem utilizadas e geridas” pelas equipas, esclarece o manager da La Redoute. “Numa fase inicial, os projetos tiveram como objetivo capacitar a equipa da La Redoute com soluções tecnológicas; os serviços posteriores sempre estiveram focados em maximizar a disponibilidade e desempenho das infraestruturas que suportam a plataforma de e-commerce da La Redoute”, refere a Eurotux. A implementação do cluster NUXIS forneceu uma solução robusta para o hosting das VM da La Redoute, um passo que cimentou ainda mais a confiança da organização na Eurotux no que diz respeito à adaptação de soluções tecnológicas inovadoras às necessidades específicas. Resultados à vistaA integração destas soluções levou a um crescimento significativo na La Redoute, com a equipa de operações a expandir de quatro para 50 profissionais. A empresa concentrou-se no seu core business ao contar com o apoio contínuo e o acesso a conhecimentos especializados 24/7 ao nível da infraestrutura de IT que garantem uma operacionalidade sem falhas. A Eurotux acredita que “a conjugação de tecnologias de software aberto, a utilização de boas práticas e a reconhecida senioridade em múltiplas competências da equipa foram decisivas para assegurar serviços muito exigentes”. “Passamos a ter uma equipa de pessoas capazes não só de monitorizar, mas também de montar e manter as infraestruturas de monitorização, evoluindo as mesmas sempre que novas necessidades iam surgindo”, acrescenta Luís Santos. Para lá do suporte técnico, a colaboração entre as duas empresas estendeu-se à consultoria em projetos e decisões ao nível da infraestrutura. O contributo da Eurotux estende-se já além-fronteiras, como revela Luís Santos: “é muito frequente realizarem-se reuniões multiculturais em que os intervenientes estão dispersos em mais de cinco países distintos. A distância para nós nunca foi um problema, e a Eurotux tanto nos ajuda em sistemas on-prem locais, como em sistemas que tenhamos on-prem noutro país ou nas clouds que usamos de momento”. A solução e parceria permitiu à La Redoute contar com uma equipa interna responsável, capaz de enfrentar os desafios que se colocam. Se num primeiro momento os colaboradores recorriam a ferramentas de monitorização de forma standard, pouco customizada, com receio de danificar componentes, a experiência com a Eurotux trouxe uma maior autonomia, permitindo até o desenvolvimento das próprias soluções. “Confiança, eficácia, profissionalismo e sinceridade! Enquanto estes e outros pilares se mantiverem é ‘fácil’ tomar a decisão de renovar o contrato de prestação de serviços ano após ano”, remata Luís Santos. |