Importância crescente dos dados na base de parceria entre BI4All e Mudum Seguros

A organização pretendia alargar a capacidade de uso de dados para melhorar o serviço ao cliente

Importância crescente dos dados na base de parceria entre BI4All e Mudum Seguros

Numa era em que o fluxo de dados é cada vez maior e a sua segurança uma premissa fundamental para qualquer organização, a Mudum Seguros procurava uma melhoria ao nível de eficiência e operacionalidade, com o objetivo de acompanhar os parceiros no crescimento, prestar um melhor serviço de apoio aos clientes, garantindo a confiança e segurança das pessoas.

“Procurámos uma entidade que tivesse conhecimento e experiência no desenho e implementação de arquiteturas e soluções tecnológicas, que tirasse partido das capacidades tecnológicas atuais, mas que também conhecesse os desafios inerentes a uma organização com sistemas de informação maduros. Era ainda crucial que tivesse conhecimento da realidade e especificidades do setor segurador e que tivesse a capacidade de ajustar o ritmo e equipas aos vários projetos em curso na companhia”, começa por contextualizar Mara Ferreira, CDO & CIO, Direção de Dados Tecnologia e Transformação da Mudum Seguros.

A escolha recaiu na BI4ALL que, com um vasto e sólido conhecimento do setor segurador, tem no seu portfólio soluções de Data Analytics e inteligência artificial.

A solução

Em 2022 foi criada uma estrutura organizativa dedicada na Mudum Seguros, com a definição de um programa de Dados assente em vertentes de Governance, Arquitetura e Tecnologia, Regulamentação/Segurança e Cultura. Nuno Barboza, CEO da BI4ALL, considera a criação de valor e a maximização de resultados como dois dos grandes objetivos da parceria, com “uma solução de Analytics moderna e adaptada às necessidades reais e diárias”.

Se por um lado a seguradora trabalhou na seleção da ferramenta tecnológica de governo de dados, que possibilita suportar a política de qualidade de dados definida, por outro lado a BI4ALL apoiou a realização de provas de conceito, responsáveis por avaliar a tecnologia e a sua adequação aos requisitos da empresa ao nível de capacidades de gestão, integração tecnológica, inventariação de dados, usabilidade, segregação de funções, custos de investimento, custos de manutenção e dependência do fornecedor.

“À medida que o volume e a quantidade de dados gerados no mundo começaram a aumentar, tornou-se necessário que as empresas aplicassem soluções de Analytics mais avançadas para uma melhor tomada de decisão em todas as funções do negócio. A análise de dados pode revelar correlações, padrões e previsões, deixando para trás decisões baseadas na intuição. O Analytics e a Inteligência Artificial surgem como uma oportunidade relevante para aumentar o desempenho das organizações”, explica Nuno Barboza.

A BI4ALL é também responsável por ajudar no suporte na criação de governo, boas práticas e uso de tecnologia através do Power BI. A sua utilização de forma descentralizada oferece à empresa a oportunidade da exploração de dados e de partilha de indicadores. Isto permite à Mudum Seguros “perceber onde são guardados os relatórios e dashboards, o que acontece se alguém sair da companhia ou mudar de departamento ou se as fontes de dados usadas são fiáveis”, esclarece o CEO da BI4ALL.

Melhoria no fluxo de trabalho

A Mudum Seguros considera a BI4ALL uma extensão da sua própria equipa interna, uma vez que os conhecimentos internos desenvolvidos de forma transversal ficam ao dispor da organização, como é o caso do Centro de Excelência de PowerBI.

O foco, detalha Mara Ferreira, não passava tanto por resolver problemas, mas sim encontrar novas soluções que permitissem um olhar disruptivo para o futuro: “trabalhar dados faz parte da génese do mercado segurador e, como tal, faz parte do nosso ADN desde o primeiro dia. O principal objetivo desta mudança foi prepararmo-nos para o futuro, sermos mais ágeis e rápidos a tomar decisões e a tirar partido dos dados”.

A nova abordagem na componente de dados da Mudum Seguro tem por base um sistema de Business Intelligence (BI), que combina sistemas operacionais com ferramentas analíticas para melhorar a análise dos dados e levar novos benefícios ao negócio.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.