Fidelidade aposta em soluções do SAS para melhorar operação e gestão financeira

A companhia de seguros recorreu ao SAS para a implementação da solução SAS Asset and Liability Management, que levou à integração dos vários componentes especializados para uma maior robustez e eficiência nas necessidades do negócio

Fidelidade aposta em soluções do SAS para melhorar operação e gestão financeira

A história da Fidelidade escreve-se há dois séculos. Com a missão de servir e apoiar os seus milhões de clientes nacionais, a estratégia da companhia de seguros portuguesa tem passado por desenvolver produtos inovadores para a vida das pessoas.

Recentemente, a empresa identificou a necessidade de conseguir diminuir o tempo de processamento de geração de cash-flows do portfólio de ativos através da centralização da informação e do processo de reporte de ativos e passivos, por forma a garantir maior flexibilidade nas análises de sensibilidade e na divulgação de informação. A centralização da informação e do processo de reporte era outro dos objetivos da organização para conseguir facilitar o acesso aos dados e garantir, assim, uma maior consistência na gestão das informações financeiras.

“O processo anterior apresentava algumas restrições que, na verdade, resultavam em procedimentos demorados e complexos, dificultando a agilidade e comprometendo a capacidade de resposta às necessidades do negócio. Este processo tornava a análise e o reporte mais morosos, evidenciando a necessidade de uma solução mais rápida, flexível e tecnologicamente avançada”, explica José Dias, da Fidelidade.

Melhorar a operação e o fluxo do negócio

Com as principais necessidades identificadas – melhoria no processo de geração de cash-flows para o portfólio de ativos e garantia da sua correta integração com os cash-flows do passivo, redução e otimização do tempo de processamento e da eficiência operacional – a empresa recorreu ao SAS para a implementação da solução SAS Asset and Liability Management (SAS ALM).

A integração dos vários componentes especializados permitiu uma maior robustez e eficiência nas necessidades do negócio da Fidelidade: o Motor de Risco, responsável pela geração dos cash-flows dos ativos, proporcionou uma maior precisão e rigor; as componentes de tratamento de dados da Plataforma Integrada de Risco permitiram a realização de configurações adicionais, oferecendo uma maior flexibilidade na adaptação dos dados às necessidades da empresa.

“A nosso ver, a implementação de um processo de reporte periódico automatizado permitiria melhorar a qualidade e a fiabilidade das análises. A necessidade de maior flexibilidade nas análises de sensibilidade, cenários, stress testing e outras análises Ad Hoc também foi um ponto- -chave, permitindo uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado e às exigências regulamentares” refere acrescenta Marta Ferreira Gil da Fidelidade.

Ainda integrado na solução, o SAS Visual Analytics assumiu o papel de criação e divulgação de dashboards dinâmicos, permitindo uma visualização clara e interativa da informação crítica, facilitando a análise e a tomada de decisão.

Esta solução integrada culminou na otimização da gestão de Ativos e Passivos, assegurando maior eficiência operacional, melhor qualidade na informação gerada e uma capacidade analítica mais avançada.

Otimização e maior precisão no negócio

A implementação da solução trouxe ganhos significativos para o negócio: otimização dos processos, aumento da precisão de análises financeiras e maior eficiência, com a redução significativa do tempo necessário para a execução das análises.

Na perspetiva de José Dias, “a nova solução veio substituir o sistema anterior, oferecendo uma ferramenta com maior flexibilidade e rapidez, capaz de responder às nossas exigências”. No decorrer da implementação, “foram introduzidas várias melhorias em relação ao processo existente, com o objetivo de aprimorar a qualidade técnica dos resultados e otimizar a eficiência operacional”, numa abordagem que levou “não apenas a uma transição mais fluida, mas também a um avanço significativo na gestão e análise dos dados, garantindo maior precisão e rapidez no processamento das informações”.

De acordo com a seguradora, a solução permitiu ainda um maior rigor, com a melhoria da qualidade e da precisão dos resultados, com reflexo nas projeções financeiras e na tomada de decisão; e a autonomia, que proporcionou uma maior independência na gestão do processo de reporte. Destaca-se ainda a flexibilidade da solução, que permite a configuração e a adaptação às necessidades específicas de cada cliente.

No geral, a implementação da solução levou a uma gestão financeira mais eficiente, suportando a tomada de decisão com informação mais precisa e acessível.

“A flexibilidade da solução dá-nos a capacidade de adaptar as nossas análises às exigências tanto de mercado como regulamentares, garantindo que estamos preparados para os diferentes cenários. Com dashboards dinâmicos e atualizados regularmente, conseguimos disponibilizar informação crítica de forma mais eficiente, promovendo um maior alinhamento entre as equipas e uma gestão mais estratégica dos ativos e passivos”, reforça Marta Ferreira Gil.

Continuar a inovar

A empresa mostra-se confiante com a solução que vai permitir realizar análises mais estratégicas, proporcionar insights valiosos e impulsionar decisões alinhadas com os objetivos do negócio.

“Com a maior eficiência operacional e a flexibilidade na realização de análises de sensibilidade e cenários, ganhamos uma capacidade analítica aprimorada, permitindo uma gestão mais proativa dos riscos e oportunidades. Além disso, esta implementação fortalece a nossa autonomia na gestão de dados e reporte, garantindo maior precisão nas projeções financeiras. A criação de dashboards dinâmicos facilitará a visualização e interpretação dos dados, tornando a informação mais acessível e útil para os diferentes stakeholders. Este projeto também nos proporciona as ferramentas necessárias para expandir e aprofundar as nossas análises, possibilitando a sua aplicação em novas geografias e contextos de negócio”, conclui Hugo Duarte, Responsável do Gabinete de Capital Planning and Financial Optimization da Fidelidade.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.