A necessidade de unificar o OLTP e o OLAP – SAP HANA na Coindu

A Coindu é uma empresa têxtil portuguesa que se verticalizou como fabricante de componentes automóveis para marcas de referência como a Audi, BMW, Volvo, Volkswagen, Renault, Mercedes ou Porsche. Emprega cerca de 2 mil pessoas e conta com dois centros de desenvolvimento de produtos na Alemanha: um dedicado em exclusivo à Audi, outro à Volkswagen. Em 2015, ultrapassou os 200 milhões de euros de faturação

A necessidade de unificar o OLTP e o OLAP – SAP HANA na Coindu

Produz nas suas várias unidades (Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez e Roménia) estofos para assentos e outros acessórios para interiores (apoios de braços, encostos de cabeça e painéis de porta). A estratégia da empresa assenta no alargamento da sua presença no mercado global, no aumento da competitividade e inovação.

“A decisão em tempo real é essencial para poder competir num setor tão exigente como o automóvel. A escolha pelo SAP HANA e suas aplicações foi a solução mais adequada por se tratar de uma solução de ponta, reconhecida mundialmente, com provas dadas e capacidade de evolução e inovação”, justifica Jorge Torres, CEO da Coindu após comparativo com as outras soluções no mercado.

Tendo como solução central o SAP Business Suite, assente na plataforma de base de dados SAP HANA, conjugada com um vertical para o setor automóvel, o projeto levado a cabo na Coindu claramente extravasou a componente tradicional OLTP pela implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Integrou também na mesma plataforma a componente OLAP, pela inclusão do SAP BI Suite (Business Intelligence) conjugada com o SAP BW (Business Warehouse) assentes na mesma plataforma SAP HANA.
 

Desta forma, a Coindu tem um sistema unificado de gestão da informação que é atualizado a elevada velocidade (OLTP), combinado com a analítica de informação (OLAP), o que permitiu otimizar a informação fidedigna em tempo real sobre o seu negócio e efetuar vários tipos de análise com a multiplicidade de dados que tem disponível.

Do vasto leque de soluções implementadas, que incluíram também as aplicações da Open-Text para a gestão documental e de faturas, a solução SAP Human Capital Management para a gestão dos recursos humanos e a criação de um portal para os colaboradores num modelo de self-service. Esta demorou dois anos, com investimento global de dois milhões de euros.

Um valor significativo que atesta a significativa transformação digital que a Coindu desenvolveu e confiança que deposita nas soluções da SAP e nos serviços da Roff, enquanto parceiros tecnológicos. Tendo em conta a relevância e o impacto da nova solução na transformação digital da Coindu, não é, portanto, de estranhar que a administração da empresa tenha estado diretamente envolvida na decisão, tanto das diferentes soluções a implementar, como do parceiro implementador.

Os fatores ponderados na escolha foram a abrangência da oferta da SAP, o facto de se apoiar numa plataforma OLTP e OLAP unificada de base de dados (SAP HANA), que disponibilizará toda a informação necessária em tempo real por um único motor a todas as aplicações das empresas da Coindu sem duplicação de dados e, por último, mas não menos importante, o facto das soluções SAP estarem aptas a suportar operações em diferentes geografias, com todas as especificidades legais e culturais que lhes são caraterísticas.

Há também que destacar que toda a infraestrutura e base de dados estão alojadas na “nuvem”, mais concretamente no serviço Smart Cloud da PT. Estes dois aspetos – a componente in-memory na parte transacional (OLTP) e analítica (OLAP), bem como a componente de virtualização do projeto nos servidores aplicacionais, são fatores diferenciadores.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 17 Janeiro 2019

IT INSIGHT Nº 17 Janeiro 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.