Setor tecnológico pode gerar 800 mil milhões de dólares até 2030 com práticas sustentáveis

Fórum Económico Mundial destaca oportunidades de negócio em energias renováveis, manufatura circular e infraestruturas sustentáveis, sublinhando a necessidade de reduzir pegada ecológica e aumentar a resiliência competitiva

Setor tecnológico pode gerar 800 mil milhões de dólares até 2030 com práticas sustentáveis

O setor tecnológico poderá criar 800 mil milhões de dólares em novo valor até 2030 se adotar estratégias que coloquem a sustentabilidade no centro das operações, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial (FEM). Este montante integra um conjunto mais amplo de 10,1 biliões de dólares em oportunidades de negócio para empresas que implementem soluções sustentáveis de forma generalizada.

Mais de metade do potencial identificado provém da transição energética e da indústria extrativa, incluindo expansão das renováveis, recuperação de recursos e manufatura circular. Outro terço está associado a infraestruturas sustentáveis, como edifícios eficientes ou reutilização de água. O restante valor resulta de iniciativas de restauração ambiental e de ganhos de eficiência permitidos pela inovação digital.

O FEM alerta para a crescente pegada ecológica do setor: consumo intensivo de água e energia, forte dependência de matérias-primas raras e mais de 60 mil milhões de quilogramas de lixo eletrónico gerados anualmente, dos quais apenas uma pequena parte é reciclada.

Para enfrentar estes riscos, o relatório recomenda ações práticas em áreas como água, resíduos, emissões, energia e cadeia de abastecimento, defendendo que empresas que invistam em práticas pró-natureza ganham resiliência e vantagem competitiva. Tecnologias como o arrefecimento líquido em data centers, que pode reduzir emissões em até 21%, e modelos de recuperação de materiais com reduções de até 95% face à mineração convencional, são destacados como exemplos de impacto imediato.

O setor tecnológico pode liderar simultaneamente o crescimento económico e a transição ambiental, mas é preciso agir já”, afirmou Nick Studer, presidente e CEO da Oliver Wyman.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.