O impacto ambiental do processamento de dados na China

O processamento de dados na China emitiu, em 2018, tanto carbono como 21 milhões de carros. Os dados são da Greenpeace e publicados pela Agência Lusa

O impacto ambiental do processamento de dados na China

O big data na China é, segundo um relatório da Greenpeace, tão nefasto para a saúde do planeta como a poluição de 21 milhões de carros. A indústria de processamento de dados na China é uma das maiores do mundo e é responsável por cerca de 2% do total de consumo energético do país.

O volume de dióxido de carbono produzido é alarmante e, apesar de o país ser o maior investidor global em energias renováveis – e o maior emissor de gases poluentes do mundo -, elas eram utilizadas em apenas cinco dos 44 centros de processamento de dados analisados.

Segundo a Agência Lusa, o setor de big data é dominado por firmas nacionais como a Huawei, Tencent ou Alibaba, mas também a Apple, que diz ser alimentada por “energia limpa”.

Em 2015, o governo chinês lançou um programa piloto de centros ‘verdes’ de processamento de dados. A Alibaba inaugurou um centro baseado em energia solar e hidráulica, mas a previsão da Greenpeace é que as emissões de carbono ainda assim continuem a crescer nos próximos anos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.