Investimentos em big data e analytics vão crescer 12% nos próximos cinco anos

A IDC prevê que as receitas mundiais de soluções de big data e business analytics totalizem os 260 mil milhões de dólares em 2022. Banca, indústria, serviços e setor público são quem mais investirá.

Investimentos em big data e analytics vão crescer 12% nos próximos cinco anos

Uma nova atualização do Worldwide Semiannual Big Data and Analytics Spending Guide da IDC prevê que as receitas mundiais para soluções de big data e business analytics (BDA) atinjam os 260 mil milhões de dólares em 2022 - qualquer coisa como 222 mil milhões de euros), crescendo 11,9% entre 2017 e 2022.

Este ano, as receitas de BDA devem alcançar os 166 mil milhões de dólares (141 mil milhões de euros este ano), um aumento de 11,7% em relação a 2017.

Os setores que mais devem investir em soluções de BDA são a banca, indústria, serviços e o setor público. Combinados, estes cinco setores serão responsáveis por quase metade (81 mil milhões) das receitas mundiais de BDA este ano.

Os setores que levarão ao aumento mais rápido das receitas (com maiores taxas de crescimento anual composto) são o retalho (13,5%), a banca (13,2% ) e os serviços (12,9%).

"As organizações estão a recorrer a soluções de Big Data & Analytics para navegar a convergência dos seus mundos físico e digital", destaca Jessica Goepfert, program vice-president, Customer Insights & Analysis na IDC. "Esta transformação apresenta-se de forma diferente consoante o setor", diz. Por exemplo, na banca e no retalho, os investimentos recaem sobre a gestão e revitalização da experiência do cliente. "Na indústria, as empresas estão essencialmente a reinventar-se como empresas de alta tecnologia, usando os seus produtos como plataforma para viabilizar e fornecer serviços digitais".

Os investimentos em software ultrapassarão os 90 mil milhões de dólares em 2022. Duas das categorias de crescimento mais rápido serão as Plataformas de Software Cognitivo / IA (36,5%) e os Non-relational Analytic Data Stores (30,3% ).

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.