Salários em cibersegurança aumentaram entre 7% e 9%

Cibersegurança foi a área com maior crescimento em 2018. Existiu um aumento da procura e aumento do valor médio dos salários

Salários em cibersegurança aumentaram entre 7% e 9%

A Spring Professional, empresa do Grupo Adecco, divulgou os dados de 2018 referentes ao mercado das profissões ligadas à cibersegurança em Portugal, que confirmam um aumento da procura e aumento do valor médio dos salários entre 7% a 9%.

“Sentimos que hoje, a atração e retenção de talento de profissionais para este setor e com o nível de especialização requerido leva ao fenómeno natural do aumento das condições salariais oferecidas pelos empregadores”, explica Catarina Carvalho, diretora da Spring Professional Portugal. “Este aumento da procura versus a oferta em número de candidatos faz com que tendencialmente as organizações apostem em perfis recém-licenciados embora já com ofertas salariais acima do valor médio”.

De acordo com a empresa, é cada vez mais habitual a presença ativa de grandes organizações em feiras e projetos nas diferentes universidades ligadas às novas tecnologias, com o intuito de ampliar o interesse por parte dos alunos e potenciais candidatos e como forma de garantir que são escolhidos no futuro. A procura de talento é ainda muito maior do que a oferta disponível no país, surgindo o registo já de candidatos internacionais que preenchem os requisitos nos diferentes projetos existentes nesta área.

Por outro lado, os dados indicam que a área de IT é tradicionalmente dominada pelo género masculino, mas cada vez mais empresas incentivam a participação feminina nesta área. “Dados da OCDE confirmam que Portugal está no topo da lista com a maior percentagem de mulheres formadas nas áreas de ciências, matemáticas e tecnologias do grupo (57%), muito à frente da média da OCDE (39%) e mesmo da vizinha Espanha (35%)”, conclui Catarina Carvalho.

Portugal tem ainda um caminho a percorrer na igualdade de género, mas neste momento é visto como um exemplo no que respeita à criação de oportunidades para as mulheres em áreas como a tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.