Portugal entra em centro europeu para combater ciberataques

Um dos objetivos deste centro é diminuir a vulnerabilidade perante potenciais ataques. Secretária de Estado da Defesa Nacional pretende com esta adesão reduzir as vulnerabilidades em fenómenos como a desinformação e ciberataques

Portugal entra em centro europeu para combater ciberataques

Portugal formalizou a candidatura ao Centro de Excelência para Combate às Ameaças Híbridas. O objetivo, segundo revela o Governo, é ter instrumentos de defesa para “reduzir as vulnerabilidades” em fenómenos como a desinformação ou os ciberataques.

Ana Santos Pinto, secretária de Estado da Defesa Nacional, explicou à agência Lusa que esta adesão “resulta de um processo nacional, em Portugal, de reconhecimento que as ameaças híbridas são uma prioridade e, portanto, tentamos não só adaptarmo-nos do ponto de vista interno, mas aprender com as boas práticas e perceber o que podemos utilizar”.

Este Centro de Excelência foi criado em 2017 pelo governo finlandês e junta países da União Europeia, como Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Grécia, Letónia, Lituânia, Holanda, Polónia, República Checa, Roménia, Suécia e Reino Unido, e membros da NATO, como é o caso do Canadá, Estados Unidos, Noruega e Montenegro.

A secretária de Estado da Defesa Nacional explicou que há questões relacionadas com cibersegurança e desinformação que são “transversais a várias áreas do Governo, não só na Defesa, nos Negócios Estrangeiros, mas também com o exemplo das Finanças, por ataques ao sistema bancário e ao sistema financeiro”.

À Lusa, Ana Santos Pinto concluiu que “aquilo que é uma responsabilidade nacional não tem capacidade de resposta exclusivamente nacional e, portanto, só há uma forma de responder a isto, que é do ponto de vista cooperativo, seja através da UE, seja através da NATO”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.