Malware contorna barreiras de segurança do Windows 10

A Sophos está a investigar um malware capaz de quebrar os protocolos de segurança do Windows 10. Trata-se de uma variante do ransomware Snatch com uma componente de roubo de dados, dirigida a utilizadores empresariais

Malware contorna barreiras de segurança do Windows 10

A Associated Press dá conta de uma investigação da SophosLabs sobre um malware particularmente perigoso, que é capaz de passar as barreiras de segurança do Windows 10.

De acordo com os investigadores da Sophos, que publicaram um relatório sobre a ameaça Snatch, este ransomware foi modificado recentemente de forma a ignorar com eficácia as medidas de segurança do Windows 10.

O Snatch forçará a máquina Windows infetada a reiniciar imediatamente no Modo de Segurança antes de fazer qualquer outra coisa. Os investigadores creem que a manobra serve para ignorar a segurança endpoint, incluindo software antivírus, que geralmente não é executado no Modo de Segurança. "O SophosLabs considera que assinalar a gravidade do risco representado pelo ransomware executado no Modo de Segurança não é um exagero", afirmou Andrew Brandt, investigador principal da Sophos. "Precisávamos de publicar estas informações como um aviso para a restante indústria da segurança, bem como para os clientes finais".

Num dos ataques analisados, foi possível observar um software de vigilância instalado em algumas das máquinas da rede infetada. O resgate exigido pelos ciberatacantes pode chegar a 35 mil dólares, mas o custo contínuo pode ser muito maior se esses dados roubados forem vendidos no mercado negro.

O Snatch pode ser executado na maioria das versões do Windows, desde o Windows 7 até as versões de 32 e 64 bits do Windows 10.

A Sophos recomenda que, para atenuar o risco do Snatch, as organizações se "abstenham de expor a interface RDP a redes desprotegidas" e “implementem imediatamente a autenticação multifator para utilizadores com privilégios administrativos". Embora os visados sejam, até agora, utilizadores empresariais, também os domésticos deverão tomar as mesmas medidas de precaução.

De acordo com a análise da Sophos, os atacantes por detrás deste malware chamam a si próprios “Snatch Team” em fóruns na dark web. Os posts estão escritos em russo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.