Descoberto malware de ciberespionagem no Windows BITS

O malware usa o serviço Windows BITS para esconder o tráfego de e para os seus servidores command-and-control. A organização Citizen Lab acredita que se trata de um ataque patrocinado a nível estatal e terá por trás o grupo Stealth Falcon

Descoberto malware de ciberespionagem no Windows BITS

O grupo de ciberatacantes Stealth Falcon já está há anos sob o radar das empresas de cibersegurança, pelo menos desde 2012, segundo a organização não-governamental Citizen Lab. Os alvos poderão ser os dissidentes do regime dos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro e único relatório sobre este grupo foi feito em 2016 e as ferramentas de trabalho dos atacantes baseavam-se em backdoors em PowerShell. Agora, descobriu a firma ESET, a nova ferramenta de eleição é o ataque através dos servidores do Windows BITS – o sistema predefinido da Microsoft usado para enviar atualizações a utilizadores do Windows de todo o mundo.

Claudio Guarnieri, Senior Technologist da Amnistia Internacional, referiu à ESET que o grupo de hackers Stealth Falcon pode ter também outro nome, e mais conhecido: o DarkMater, por sua vez contratado para o Project Raven, já colocado a descoberto pela agência Reuters no início de 2019. Trata-se de uma iniciativa que poderia envolver ex-funcionários da NSA, que ajudavam os Emirados Árabes Unidos a rastear e atacar os dissidentes do regime.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.