Sophos deteta crescimento nos ataques direcionados de ransomware

A empresa refere que ataques específicos podem excluir empresas de sistemas essenciais ou levar organizações inteiras a uma paralisação total, tal como no recente ataque SamSam

Sophos deteta crescimento nos ataques direcionados de ransomware

Todas as empresas são alvo, não apenas as que se destacam mais. Uma investigação recente da Sophos revela que a preferência evidente do SamSam pela saúde e pelos setores do governo era uma ilusão. A maioria das vítimas do SamSam identificadas na investigação eram na verdade no setor privado, mas nenhuma tinha ido a público, enquanto as vítimas do governo e de saúde foram.

Nem todos os ataques são reportados. A maioria dos ataques não é. Os atacantes não se importam se as vítimas são grandes ou pequenas empresas, tudo o que lhes importa é o quão vulneráveis estão. De facto, os três exemplos de ransomware escolhidos pela Sophos são o Dharma, o SamSam e o BitPaymer e podem ser considerados (permitindo sobreposição significativa) como um ransomware dirigido a pequenas, médias e grandes empresas respetivamente.

Os ataques direcionados podem ser relativamente avançados, mas os criminosos por detrás deles não procuram um desafio, procuram organizações vulneráveis. A melhor forma de escapar da lista de alvos de um atacante é realizar corretamente os princípios básicos: bloquear o RDP (Remote Desktop Protocol) e seguir um protocolo de reparação rigoroso para os seus sistemas de operação e as aplicações que funcionam no mesmo.

Se um atacante conseguir entrar na sua rede, certifique-se então de que se deparam com camadas de defesas sobrepostas, uma rede bem segmentada, direitos do utilizador atribuídos de acordo com a necessidade ao invés da facilidade, e assegure-se de que as cópias de segurança estão desconectadas e fora do seu alcance.

Num ataque, um hacker:

  1. Consegue entrar através de uma password RDP (Remote Desktop Protocol) fraca.
  2. Intensificar os seus privilégios até chegar à administração.
  3. Utilizar os seus direitos de acesso para ultrapassar a segurança do software.
  4. Partilha e executa o ransomware que codifica os ficheiros das vítimas.
  5. Deixa uma nota a pedir um pagamento em troca de descodificação dos ficheiros
  6. Espera pelo contacto da vítima através do e-mail ou do site da dark web.

A semelhança entre os ataques e os atacantes não é o resultado de coordenação, mas uma convergência num método que funciona seguramente, compensando os criminosos que utilizam os grandes pagamentos. Essa conciliação chega ao ponto de incluírem detalhes como ofertas especiais: embora os resgates que exigem variem significativamente, os ataques Dharma, SamSam e BitPaumer oferecem às vítimas a oportunidade de descodificar um ou dois ficheiros gratuitamente para demonstrar que o conseguem fazer.

Embora o contorno de cada ataque seja muito semelhante, programado até, o que torna os ataques específicos tão receosos é o facto dos atacantes estarem aptos à adaptação e ao improviso.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.