Seis razões para escolher uma arquitetura multicloud

As arquiteturas multicloud permitem uma melhor distribuição de dados, reduzem falhas em tempo real e permitem desenvolver microserviços sem paragens durante a migração de dados

Seis razões para escolher uma arquitetura multicloud

A adoção de uma arquitetura multicloud passou de uma corrente residual para a estratégia principal de muitas empresas. A maioria das organizações começou por ter um único fornecedor que melhor se adaptasse às suas necessidades. No entanto, à medida que os seus objetivos evoluíram, as empresas têm adotado vários fornecedores de cloud para tirar partido de todas as soluções oferecidas pelo mercado. 

As plataformas cloud fornecem a agilidade para monitorizar a sua rede e implementar serviços que eram tradicionalmente geridos no local ou dentro de cada cloud individualmente. Oferecem alto desempenho, alta velocidade e segurança e ajudam a distribuir os dados da melhor forma, reduzem falhas e redundâncias, monitorizam e resolvem problemas em tempo real, permitem o desenvolvimento de microserviços, aumentam a segurança exponencialmente e migram dados sem resolver o sistema.

1. Ajudar a distribuir os dados da melhor forma
A distribuição adequada da carga permite a gestão de dados independentemente do fornecedor de cloud e é fundamental para a adoção de uma estratégia multicloud. A maioria dos distribuidores em cloud são construídos em DNS e sujeitos a dependências de tempo para viver (TTL) que limitam a sua capacidade de transferência de dados.
O fundamental é que o envio de upload é feito de forma proporcional, permitindo criar regras personalizadas para enviar dados inteligentemente usando a localização do cliente, estado de login do utilizador, tipo de dispositivo, cookies, caminho URL e cabeçalhos HTTP. Desta forma, a arquitetura apoiará melhor as aplicações multicloud.

2. Reduzir falhas e redundâncias
As plataformas cloud podem redirecionar instantaneamente os dados. Desta forma, novos serviços podem ser ativados quando a empresa precisa dela anexada a um plano de contingência para a continuidade do negócio. A plataforma monitoriza constantemente a saúde dos anfitriões e servidores de origem. Desta forma, a rede é sempre controlada.  

3. Monitorizar e resolver problemas em tempo real
Ter o controlo de todo o sistema é fundamental para as empresas, mas existem desafios quando se trabalha num ecossistema multicloud com vários fornecedores e serviços. Uma plataforma avançada deve permitir que os registos em tempo real sejam transmitidos a um ou mais fornecedores para acelerar a resposta.
Esta visibilidade permite diagnosticar problemas em qualquer lugar da sua rede e compreender como os seus clientes se envolvem com aplicações e serviços. A visibilidade também deve estar ligada a alterações de configuração em tempo real.

4. Permitir o desenvolvimento de microserviços
Os microserviços permitem que os desenvolvedores dividam a lógica da aplicação em serviços funcionais mais pequenos para que possam ser distribuídos por vários locais e servir mais do que um propósito. As equipas de desenvolvimento podem alavancar uma arquitetura multicloud implementando estes serviços perto dos seus utilizadores finais ou na plataforma onde serão mais eficientes.
No entanto, a realidade de as implementar em diferentes plataformas em cloud, cada uma com os seus próprios requisitos, pode levar a uma maior complexidade e a um aumento dos tempos de manutenção. As plataformas cloud permitem agora levar a lógica dos microserviços globais ao limite para evitar tarefas complexas.

5. Aumentar a segurança
Um dos desafios de uma arquitetura multicloud é como proporcionar segurança com o mínimo impacto de desempenho. As plataformas cloud fornecem segurança independentemente de quantas fontes ou clouds estão a ser usadas para executar as suas aplicações. Ao instalar soluções de firewall de aplicações web (WAF), bots ou de negação de serviço distribuído (DDoS) na rede, é possível capturar a maior parte do ruído antes de chegar à infraestrutura.

6.  Migração de dados sem parar o sistema
Existem soluções que permitem migrar dados através da infraestrutura com facilidade, configurando simplesmente a plataforma cloud para procurar certos conteúdos em vários locais, mantendo assim uma experiência de alta qualidade para os seus utilizadores. Este serviço permite-lhe migrar dados, aplicações e serviços para novos locais sem qualquer tempo de inatividade, enquanto os dados são automaticamente encaminhados.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.