Relações humanas no centro da Transformação Digital

Para tornar a transformação digital eficaz e bem sucedida, esta deve evoluir através da transformação de relacionamentos e centrar-se na escala das ligações humanas através do digital

Relações humanas no centro da Transformação Digital

À medida que os consumidores se juntam aos canais digitais para compras, educação e entretenimento, que os colaboradores são transferidos para o trabalho de escritórios corporativos para escritórios domésticos, que professores, crianças e pais recorrem à aprendizagem à distância, a transformação digital está a assumir um sentido de urgência inteiramente novo. No entanto, antes da pandemia, estima-se que quatro em cada cinco esforços para implementar a transformação digital (DX) falharam.

Para tornar a transformação digital eficaz e bem sucedida, esta deve evoluir através da transformação de relacionamento (RTx) e centrar-se na escala das ligações humanas através do digital.

Antes da COVID-19, a transformação digital era menos sobre a transformação de negócios e mais uma palavra-código para a digitalização. Os roteiros focaram-se em grande parte na atualização e modernização de sistemas de envelhecimento e de diferentes sistemas. Segundo a maioria das estimativas, oito em cada dez destes tipos de iniciativas de transformação estavam a falhar.

A Wipro Digital, a McKinsey, e outras empresas identificaram uma série de motivos para tal e que incluem:

Falta de alinhamento e compreensão clara entre os líderes sobre como executar uma estratégia de transformação digital;

  1. Falta de envolvimento do CEO;
  2. Preocupação dos líderes de que o seu projeto de transformação digital é uma perda de tempo;
  3. Um foco nos benefícios de backend, com desenvolvimento de produto, marketing e vendas vendo o menos benefício da iniciativa;
  4. Medo da complexidade geral da iniciativa e da incerteza do seu sucesso;
  5. Compreensão de como os colaboradores e clientes estão a evoluir, especialmente numa altura marcada pela COVID-19;
  6. Uma perceção de que a iniciativa é detida ou liderada pelo IT.

 

Transformação Digital centrada nas ligações humanas

O contexto pandêmico atual pode ser visto como uma oportunidade para uma mudança positiva com as relações no centro da transformação.

Todas as empresas devem, portanto, concentrar os seus esforços de transformação digital na transformação de relações, colocando o RTx no centro de tudo, principalmente em três pontos do negócio.

Primeiro, é necessário ganhar a confiança dos clientes e fomentar o envolvimento. Os clientes estão a tornar-se mais exigentes com as pessoas e organizações com quem fazem negócios e a COVID-19 veio vincar ainda mais esta realidade.

Em segundo lugar, ao viver os seus valores e propósitos, 80% dos clientes e colaboradores acreditam que as empresas têm a responsabilidade de ter um impacto positivo na sociedade e são mais propensos a querer associar-se a organizações que não são puramente orientados para o lucro. Um terço dos clientes não acredita que as empresas farão a coisa certa, 36% sentem que as iniciativas sociais são superficiais e 42% sentem que as empresas estão a tomar ações auto-interessadas.

Em terceiro lugar, na construção de ligações não só com os seus clientes, mas também com todos os seus parceiros de negócio, colaboradores, outras partes interessadas e as suas comunidades. As empresas ligadas, também conhecidas como ecossistemas, criaram um crescimento explosivo nesta época. Sete das 12 maiores empresas por capitalização de mercado -Alibaba, Alphabet (Google), Amazon, Apple, Facebook, Microsoft e Tencent- são atualmente players do ecossistema.

Esta reformulação da transformação digital em torno das relações é mais inclusiva e propositada, pois abraça todas as funções corporativas e coloca os funcionários e os resultados humanos em primeiro lugar. As relações são da responsabilidade de todos na organização e são também o principal meio através do qual a cultura organizacional e os ecossistemas empresariais são construídos.

A COVID-19 só veio aumentar a necessidade e a oportunidade. Ao desviar o foco de transformação de entidades como negócios, tecnologia, pessoas ou mesmo cultura, focando-se em vez disso nas ligações entre elas, evitou a implicação de que são de alguma forma defeituosas ou culpadas pelo estado atual e que, por isso, precisam de ser corrigidas ou alteradas.

As empresas têm agora de se adaptar tanto à era digital em evolução como a um mundo completamente reposto pelo coronavírus. As empresas devem reimaginar e reorientar as iniciativas de Transformação Digital para incluir a transformação dos relacionamentos, uma transformação que coloca a compreensão humana, comportamentos, aspirações e conexões como o "porquê" da transformação digital.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.