A importância da transformação digital das empresas num cenário de pandemia

A importância da transformação digital das empresas num cenário de pandemia

A situação atual em que vivemos, devido à pandemia provocada pelo vírus COVID-19, obrigou-nos a ter de adotar novas formas de trabalhar, para que as empresas continuem as suas operações. No entanto, apesar do cenário imprevisível, atualmente dispomos de ferramentas tecnológicas que nos permitem que o mundo não pare

Exemplo disso são todas as ferramentas que a cloud disponibiliza e que nos permitem aceder e tratar remotamente a informação e aplicações que fazem parte do nosso dia a dia, e que sem elas estaríamos totalmente condicionados.

Se até agora a transformação digital e o trabalho em “cloud” apresentavam inúmeras vantagens às empresas, atualmente ficou bem claro para todos, que esta transformação é imprescindível para dar continuidade aos negócios em caso de acidentes nunca antes imaginados, como o que estamos a viver.

Verificamos neste momento que milhões de portugueses já podem trabalhar a partir de casa, através das ferramentas que o mundo virtual nos disponibiliza.

Para isso, basta ter uma ligação à internet e passamos a aceder às infraestruturas e ferramentas de gestão e informação que necessitamos para o nosso trabalho, de uma forma fácil e simples. Trabalhar remotamente permite, em tempos como este, manter a atividade laboral, evitando deslocações e ajudando a prevenir a disseminação da pandemia.

Em períodos como este, para os quais na realidade não estávamos preparados, o trabalho baseado em “cloud” tornou-se vital para as empresas. As entidades que finalizaram a sua transformação digital (ou pelo menos já têm parte da mesma adiantada), adaptaram-se com maior ou menor facilidade a esta nova realidade, permitindo o teletrabalho, de forma segura, onde quer que esteja o seu colaborador. 

A cloud, seja ela privada, híbrida ou pública, mais do que assumir uma maior importância nestes momentos, assumiu um papel vital para todas as empresas que necessitam de manter as suas operações em total funcionamento. Ou seja, qualquer empresa que necessite de manter uma operação ativa e precise dar uma resposta rápida de colaboração, suporte ou fornecimento ao mercado, apenas o consegue fazer com soluções baseadas em cloud. Desde a Colaboração Remota (reuniões não presencias), a passar pela informação partilhada, até ao acesso à infraestrutura com Virtual Desktops na cloud, são utilidades inestimáveis nesta nova e estranha realidade.

Não há dúvida de que esta “guerra contra o vírus” tornou cristalina a importância do mundo digital.
As entidades que já nasceram neste mundo digital, ou que tiveram capacidade de se adaptar ao mesmo, transformando a sua forma de trabalhar e de estar, utilizando todas as ferramentas que este “mundo” proporciona, seguramente que conseguiram ou estão a conseguir adaptar-se a esta complicada realidade.

Quem tem digitalizados os locais de trabalho, baseados nas ferramentas virtuais e na “cloud”, conseguirá certamente a continuidade do seu negócio de forma mais fácil, rápida e em total segurança.

 

por Nuno Marques, Diretor geral da TotalStor, a Ricoh Company

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.