Receita de semicondutores supera 216 mil milhões no terceiro trimestre

Mercado cresce 14,5% face ao trimestre anterior, impulsionado por produtos de IA e memória, com previsão de receita anual superior a 800 mil milhões de dólares

Receita de semicondutores supera 216 mil milhões no terceiro trimestre

O mercado global de semicondutores registou no terceiro trimestre de 2025 uma receita recorde de 216,3 mil milhões de dólares, refletindo um crescimento de 14,5% face ao trimestre anterior, segundo um estudo da Omdia. Este é o primeiro trimestre em que o setor ultrapassa os 200 mil milhões de dólares em receita.

Este desempenho excede largamente as expectativas sazonais, uma vez que o aumento típico no terceiro trimestre ronda cerca de 7%, com orientações públicas anteriores ao trimestre a sugerirem aproximadamente 5% de crescimento. Quase todas as categorias de semicondutores superaram as previsões anteriores, indicando um fortalecimento amplo do mercado.

A procura por produtos de Inteligência Artificial (IA) e de memória mantém-se elevada, com ambos os segmentos a superar o desempenho geral do mercado. Apesar da predominância da IA nos discursos recentes do setor, a Omdia destaca que mais segmentos contribuíram para o crescimento no terceiro trimestre do que nos anteriores, assinalando uma recuperação mais diversificada do mercado.

Em 2024, o mercado de semicondutores atingiu um recorde anual superior a 650 mil milhões de dólares, com um crescimento anual superior a 20%. No entanto, essa expansão esteve concentrada nos produtos da Nvidia e nos circuitos integrados de memória (IC). Excluindo estes, o crescimento foi apenas de 1%, limitado por ajustes de inventário e uma procura moderada.

Já em 2025, a recuperação revela-se mais equilibrada e ampla. Excluindo a Nvidia e os IC de memória, o mercado cresceu mais de 9% no terceiro trimestre face ao anterior. Para o ano completo, a Omdia projeta que a receita supere os 800 mil milhões de dólares, um aumento próximo dos 20% em relação a 2024, com o mercado a evidenciar uma expansão generalizada e não concentrada em poucos segmentos.

As quatro empresas com maior receita no terceiro trimestre foram a Nvidia e as três grandes fabricantes de memória: Samsung, SK Hynix e Micron, evidenciando a liderança dos aceleradores de IA e da memória avançada. Juntas, representaram mais de 40% da receita total do setor.

O analista principal da Omdia, Lino Jeng, afirmou que “a procura por DRAM convencional está a disparar juntamente com a HBM, à medida que as cargas de trabalho de inferência de IA aumentam, impulsionando uma excecional subida temporária dos preços”.

Segundo o especialista, “espera-se que o quarto trimestre estabeleça um novo recorde de receita, com esta força extraordinária provavelmente a prolongar-se no próximo ano”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

IT INSIGHT Nº 59 Janeiro 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.