Profissionais de serviços em Portugal dizem que IA permite poupar tempo

Estudo revela que 88% dos profissionais de serviços em Portugal afirmam que a inteligência artificial permite poupanças de tempo

Profissionais de serviços em Portugal dizem que IA permite poupar tempo

A Salesforce lançou os resultados da nova edição do relatório “State of Service, que partilha informações de mais de 5.500 profissionais de serviços de 30 países, incluindo Portugal. O relatório destaca as prioridades, os desafios e as estratégias que têm vindo a definir o atendimento ao cliente, incluindo a forma como as equipas de serviço estão a utilizar a Inteligência Artificial (IA) e dados para aumentarem a receita, a eficiência e a satisfação do cliente, como resposta às crescentes expectativas dos consumidores.

O estudo refere que as empresas se apoiam em IA para melhorar a eficiência, com o objetivo de escalar o serviço sem sacrificar a qualidade. 72% das empresas de serviços em Portugal já utilizam ou estão a avaliar a utilização da IA. 81% das empresas de serviços em Portugal têm planos de investimento em IA para este ano. As três principais áreas de aplicação de IA em Portugal são a ‘Automação de sumários e relatórios’, ‘Assistentes Inteligentes de Contacto com o Cliente’ e ‘Recomendações e Ofertas Inteligentes’. 88% dos profissionais de serviços em Portugal com IA confirma que a tecnologia lhes poupa tempo.

A tendência de olhar para o serviço ao cliente como um impulsionador das receitas ao invés de um custo está a aumentar, e as equipas de serviços estão a investir para escalar. 85% das empresas do setor em Portugal esperam que os serviços contribuam mais para as receitas deste ano. 76% das empresas de serviço em Portugal esperam um maior orçamento este ano. 69% das empresas de serviços em Portugal esperam crescer as equipas este ano.

Com o crescimento das expectativas dos clientes, os agentes de serviço estão mais pressionados. 82% das empresas do setor em Portugal esperam aumento no volume de casos ao longo do próximo ano. 89% dos profissionais de serviços em Portugal afirmam que os clientes estão mais exigentes do que o habitual.

Por fim, as empresas de serviços estão a intensificar os seus esforços de integração de dados para alimentar agentes humanos e sistemas de IA. 90% dos profissionais do setor em Portugal afirma que ter acesso a dados de outras equipas melhora o apoio prestado e 78% das empresas de serviços em Portugal estão a aumentar investimentos na integração de dados este ano.

As equipas de serviço e de trabalho de campo estão cada vez mais produtivas e proativas com o poder dos dados aliados à IA”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal, em comunicado. “As equipas evitam mais problemas e trabalho com um autoatendimento mais inteligente, e ao dedicar mais tempo e energia à geração de receitas. Esta realidade está a trazer mudanças fundamentais ao papel de cada profissional dentro de uma empresa”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.