PME portuguesas ganham confiança para atrair e reter talento no pós-pandemia

Um novo estudo da Sage indica que, em Portugal, 60% das PME está confiante de que será capaz de contratar colaboradores suficientes para satisfazer as exigências da sua empresa no próximo ano

PME portuguesas ganham confiança para atrair e reter talento no pós-pandemia

Um novo estudo realizado pela Sage – Small Business, Big Opportunity? – indica que as PME portuguesas se sentem mais confiantes para atrair e reter talento do que antes da pandemia. A investigação, que procurou descobrir como mudaram as intenções de contratação das PME portuguesas e como percecionam o crescimento de emprego após a pandemia, explica que, com a estabilização gradual da crise sanitária, as PME estão otimistas quanto à evolução do mercado de trabalho.

Apesar de fenómenos como a Great Resignation estarem a crescer em algumas partes do mundo, em Portugal os números são animadores: 60% das PME está confiante de que será capaz de contratar colaboradores suficientes para satisfazer as exigências da sua empresa no próximo ano; 57% está satisfeita com a sua capacidade para recrutar talento; e 48% sente que está mais bem preparada para reter talento do que nos 12 meses anteriores.

Neste sentido, as PME portuguesas veem-se capazes de atrair e reter os melhores talentos: 51% acredita estar agora mais bem preparada do que nos 12 meses anteriores para abordar questões como o bem-estar dos colaboradores, e algumas começam a dar prioridade a áreas como a diversidade (14%) ou a sustentabilidade corporativa (13%) para aumentar a motivação dos colaboradores e atrair novos talentos.

Durante a pandemia, a tecnologia provou ser a alavanca que ajuda as empresas a quebrar as barreiras que têm enfrentado nos últimos meses, nota a Sage. Olhando para o futuro, 68% das PME portuguesas está confiante nas competências digitais da sua força de trabalho e 53% acredita que estas vão, ainda, melhorar em comparação com os 12 meses anteriores.

Para além disso, o estudo concluiu que a transformação digital também ajuda as empresas a aumentar a sua capacidade de atrair e reter talento. Embora ainda haja um caminho a percorrer neste sentido, 18% dos empregadores portugueses acredita que aumentar o seu investimento em tecnologia os ajudará a atrair mais colaboradores qualificados, e alguns já admitem mesmo estar a pensar em investir mais em ferramentas de gestão de talento (15%) e de salários (7%).

Na Sage, nunca nos cansaremos de afirmar que a digitalização é a solução para a recuperação e o sucesso das pequenas e médias empresas portuguesas. Também é uma importante alavanca para conseguirem gerir melhor as suas pessoas”, afirma Josep María Raventós, Country Manager da Sage Portugal.

A automatização das tarefas mais rotineiras permite aos profissionais de RH concentrar-se noutras de maior valor estratégico, como o aumento do bem-estar dos colaboradores ou o Employer Branding da empresa, para que esta seja capaz de competir nas melhores condições possíveis, num mercado de trabalho que se revela cada vez mais dinâmico e complexo”, conclui.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.