IA não deverá destruir a maioria dos empregos, mas trabalho administrativo está em risco

A ONU diz que é improvável que a IA generativa assuma o trabalho da maioria das pessoas, mas o setor administrativo está exposto ao risco de automatização

IA não deverá destruir a maioria dos empregos, mas trabalho administrativo está em risco

A Inteligência Artificial (IA) generativa provavelmente não assumirá por completo o emprego da maioria das pessoas. Segundo um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado esta segunda-feira, o impacto da IA será sobretudo na automatização de uma parte das tarefas dos trabalhadores, libertando-os para se focarem noutras funções, e pode ser “brutal” nos profissionais afetados.

No entanto, a ONU alerta que o trabalho administrativo será a ocupação profissional mais afetada pela integração da IA, em particular pela GenAI – capaz de gerar texto, imagens, sons, modelos 3D, entre outros, – sendo que cerca de um quarto das tarefas do setor estão altamente expostas a uma potencial automatização. Para além disto, o impacto mais forte seria no emprego feminino, devido à sobrerepresentação das mulheres no setor, sobretudo nos países mais ricos.

O receio da destruição de empregos tem-se sentido à medida que cresce o interesse na IA generativa e nas suas aplicações de chatbots. Porém, o estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a agência da ONU especializada em questões laborais, conclui que “a maioria dos empregos e das indústrias estão apenas parcialmente expostas à automatização e, portanto, são mais suscetíveis de serem complementadas em vez de substituídas pela IA”. Estas profissões incluem, por exemplo, managers e vendedores.

Isto significa que “o impacto mais importante da tecnologia será provavelmente o aumento do trabalho”, acrescenta a OIT. “Portanto, para os decisores políticos, o nosso estudo não deve ser interpretado como uma voz calmante, mas sim como um apelo ao aproveitamento da política para enfrentar as mudanças tecnológicas que estão sobre nós”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.