As previsões sobre Inteligência Artificial para 2022

Para que o investimento em IA seja verdadeiramente rentável, este deve convergir com os dados e com a cloud

As previsões sobre Inteligência Artificial para 2022

Há cada vez mais avanços no campo da Inteligência Artificial e PwC delineou quais serão as tendências mais relevantes no campo da IA, que incluem desde novos métodos para medir e aumentar o Retorno do Investimento (ROI) a possíveis aplicações no mundo virtual.

A IA vai convergir com os dados e com a cloud. Por si só, os dados não têm grande valor, uma vez que precisam de ser organizados, analisados e utilizados em larga escala, algo que pode ser alcançado através da utilização da IA.

No entanto, para que o investimento em IA seja verdadeiramente rentável, deve ser integrado em sistemas e aplicações que operam 24 horas por dia e que possam ser expandidos e reduzidos para responder de forma eficiente às diferentes exigências de informação. Com estes requisitos, torna-se claro por que razão as principais empresas estão a investir cada vez mais em IA e a cloud entendida como um sistema único.

Quando os dados, a IA e a cloud trabalham em conjunto, do início ao fim, o resultado é um sistema flexível e poderoso que ajuda as empresas a identificar exatamente os dados de que precisa, utilizando-os assim para mitigar riscos e encontrar novas oportunidades de negócio.

As simulações geradas com IA podem ajudar os gestores da empresa a testar inúmeros cenários para tomar as decisões mais acertadas. A IA, por exemplo, pode criar gémeos digitais que, quando combinados com outros tipos de IA, são capazes de prever o comportamento de certos grupos de consumidores. Por outro lado, existem outros tipos de simulações baseadas em IA em larga escala que podem recriar e prever o comportamento potencial de ativos e mercados financeiros.

A IA terá ainda um forte impacto na sustentabilidade. Será importante garantir que o desenvolvimento da IA dentro da empresa tenha sido realizado de forma fiável, ética e confiável, oferecendo aos utilizadores e aos consumidores níveis de informação adequados. 

Assim sendo, a IA será um elemento fundamental à medida que a tecnologia amadurece rumo a um mundo cada vez mais digital, uma convergência de tendências tecnológicas que permitirá aos utilizadores experimentar o mundo digital de uma nova forma e com um novo nível de autonomia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.