Branded Content

Qual o modelo cloud adequado à sua organização?

Como navegar pelos labirintos das ofertas Cloud maximizando os benefícios para as organizações

Qual o modelo cloud adequado à sua organização?

A aceleração para o digital decorrente da conjuntura pandémica, trouxe consigo a obrigação da adoção de modelos cloud para muitas organizações. O desafio hoje é compreender qual o modelo cloud adequado para o negócio no curto e no longo prazo.

Há uma década atrás começou-se por externalizar os recursos de IT, seguiu-se a externalização do data center e mais recentemente prescindiu-se de computação local para passar a um modelo de infraestrutura como serviço (IaaS). Se nos primeiros dois exemplos a motivação é financeira, no que toca ao IaaS há uma outra motivação subjacente: a agilidade. Hoje o negócio não espera, o modelo de entrega do IT precisa ser quase instantâneo. A cloud responde a esse desafio removendo a complexidade e fricção associada à entrega do serviço, colocando no IT a decisão de qual o prestador que melhor serve as necessidades da organização. Essa escolha era por regra binária, isto é, quando se decidia por um prestador cloud, este seria coroado como aquele com o qual a organização iria fazer tudo daí em diante. Hoje compreende-se que este modelo tem como principais desvantagens o vendor lock-in onde o cliente fica refém de apenas um fornecedor e do switching- cost onde para mudar de prestador a organização terá um custo elevado para fazer essa mudança. Importa então definir um modelo de escolha que assente em critérios bem definidos e que se traduzam numa vantagem competitiva plena para as organizações na adoção de uma oferta cloud sem estes “inconvenientes”.

Analisando como a oferta cloud evoluiu até hoje, compreende- se que com o advento do Software-defined anything (SDx) foi possível integrar na oferta de IaaS, serviços de valor acrescentado tais como Firewall, VPN ou até NAS, e que no passado apenas eram possíveis por hardware. Esta premissa acelerou a adoção de modelos cloud porque permitiu solucionar dois problemas fundamentais: redução da complexidade e entrega imediata. Pelo mesmo motivo dá-se o boom do SaaS, novamente movido pelo consumo quase imediato e descentralizado. À medida que o mercado amadureceu, o IaaS evoluiu para o Platform-as-a-Service (PaaS) onde com uma camada de abstração adicional, o negócio passou a consumir plataformas em detrimento de construir algo à custa de recursos próprios. Exemplo do potencial do PaaS é a Base de dados como serviço (DBaaS) que a Businesswire(1) estima que em 2025 valerá perto de $320.3 Mil milhões. Percebe-se que à medida que o nível de maturidade das organizações cresce para com o uso de serviços cloud, maior é o potencial de envolvimento destas para com serviços futuros. Esta lógica foi bem lida pelos principais players e assim explica-se a explosão de novos serviços que anteriormente seriam apenas de nicho, mas que agora pela racionalização de recursos e redução de preço, podem ser oferecidas de forma massificada. Exemplo disso são serviços como o big-data, AI ou IoT que hoje já são oferecidos no modelo PaaS. Para adensar o tema observa-se o surgimento de novos trends por parte de players globais onde estes promovem uma oferta local com presença global, onde se incentiva a mobilidade aplicacional em vez do lock-in, soluções de abstração completa da camada de rede (SDN) ou até fornecedores de soluções de cloud privada que passam a propor a interoperabilidade entre clouds.

Cloud first, cloud smart ou cloud ready

Coloca-se agora a questão: como navegar neste labirinto e fazer as escolhas acertadas? Qual o modelo cloud que melhor serve a minha organização? Como preparo o IT para tirar partido da cloud? – a resposta pode estar na análise da maturidade e exposição que cada organização tem hoje para a cloud conjugada com a resposta que a organização precisa dar à necessidade interna de inovar, avançar mais depressa e de estar mais próximo do cliente final. Assim, propõe-se que cada organização comece por fazer um assessment do seu nível de maturidade para com as tecnologias cloud e cruzar esses dados com os objetivos da organização para com o nível de adoção cloud que esta pretende atingir. Alguns exemplos em (2) e (3). Se por outro lado uma organização já possui competências ao nível de metodologias de entrega e integração contínuas, micro-serviços ou containers, as probabilidades de sucesso em externalizar esses serviços para um prestador cloud serão imensuravelmente maiores quando comparadas com organizações que se debatem no seu dia-a-dia por manter em funcionamento soluções legacy, pelo que é fundamental que seja entendido onde estão as oportunidades de sucesso de cada organização em função dos seus recursos técnicos, aplicações, visão estratégica e liderança que esta dispõe para realizar essa mudança.

IaaS, PaaS ou SaaS, a IP Telecom pode já hoje ajudar as empresas a identificar as melhores oportunidades de concretizar as mudanças para a cloud com o mínimo de fricção e suportado com as equipas próprias de cada organização.

 

(1) Global Cloud Database & DBaaS Market Report, 2019

(2) Multi-Cloud and App Maturity Model

(3) Cloud Maturity Assessment

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.