CIO valorizam relações com COO e CFO para garantir o sucesso estratégico das IT

Os CIO estão a assumir um papel cada vez mais central nas decisões estratégicas das empresas, enfrentando o desafio de uma liderança sénior que nem sempre compreende plenamente as suas responsabilidades

CIO valorizam relações com COO e CFO para garantir o sucesso estratégico das IT

A Experis apresentou os resultados do estudo “Experis 2025 CIO Outlook”, que identifica os principais desafios e responsabilidades dos líderes de IT, numa altura em que as soft skills assumem uma importância crescente.

Os CIO estão, atualmente, no centro das decisões estratégicas, com impacto transversal nas organizações, trabalhando de forma próxima com outros líderes, equipas, parceiros e fornecedores. Assim, é fundamental que estes líderes tecnológicos possuam competências em gestão de relações, comunicação, influência, empatia e colaboração. Através destas soft skills, conseguem gerir de forma ágil um ecossistema organizacional complexo e garantir o alinhamento entre as diversas equipas internas, a visão e a estratégia do negócio”, afirma Nuno Ferro, Brand Leader da Experis.

Apesar da crescente importância da tecnologia nas empresas, mais de metade (56%) dos CIO considera que a liderança sénior não compreende plenamente o seu papel, o que dificulta a gestão de expectativas e a implementação de estratégias eficazes.

Outros desafios identificados incluem a resistência interna à mudança (28%), a obtenção de recursos orçamentais adequados (25%), a dificuldade em demonstrar o valor das IT aos stakeholders internos (23%), a existência de silos organizacionais (16%), as expectativas irrealistas dos executivos de topo (15%) e os atrasos nas aprovações por parte dos conselhos de administração (14%).

Segundo um estudo recente da Gartner, a maioria das empresas executa até cinco iniciativas complexas em simultâneo, envolvendo entre cinco e oito áreas funcionais e entre 20 e 35 membros da equipa. Este cenário de elevada colaboração interfuncional reforça a necessidade de competências interpessoais, como a empatia, a capacidade de comunicação e a compreensão dos objetivos das outras áreas do negócio.

Neste contexto, os CIO destacam a importância das suas relações com outros executivos: 31% consideram a relação com o Chief Operating Officer (COO) como a mais crítica para o seu sucesso em 2025, seguida da relação com o Chief Financial Officer (30%). Já os Chief Human Resources Officer (14%) e Chief Marketing Officer (13%) são valorizados, mas com menor expressão.

Apesar do aumento da regulamentação relacionada com a aplicação das IT, as relações com os departamentos jurídicos e os Data Officers continuam a ser menos valorizadas por estes líderes tecnológicos.

Relativamente às equipas de IT, os CIO apontam os Chief Technology Officer (45%) e os Chief Information Security Officer (41%) como os parceiros mais relevantes. Entre os CIO cujas organizações já integram inteligência artificial de forma transversal, 66% identificam o CTO como uma relação essencial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.