Menos de um quarto das organizações da cadeia de valor têm uma estratégia de IA

Apenas 23% dos líderes de cadeia de valor indicam que têm uma estratégia de inteligência artificial formal posta em prática na sua organização e pensada para a sua cadeia de abastecimento

Menos de um quarto das organizações da cadeia de valor têm uma estratégia de IA

Apenas 23% dos líderes da cadeia de valor referem ter uma estratégia formal de Inteligência Artificial (IA) para a cadeia de abastecimento implementada nas suas organizações, de acordo com um inquérito da Gartner. Impulsionados pela pressão para demonstrar o retorno do investimento a curto prazo, os diretores da cadeia de valor podem estar a pôr em risco todo o potencial de transformação da IA a longo prazo nas suas funções.

Os diretores da cadeia de valor sentem pressão para obter ROI a curto prazo com os seus investimentos em IA, mas devem garantir que estas conquistas rápidas não criam restrições futuras”, afirma, em comunicado, Benjamin Jury, Senior Principal, Research do Supply Chain practice da Gartner. “Sem uma abordagem estruturada, as organizações correm o risco de criar sistemas ineficientes que têm dificuldade em escalar e adaptar-se às crescentes exigências do negócio”.

A Gartner entrevistou 120 líderes da cadeia de abastecimento que implementaram a IA nas suas organizações nos últimos 12 meses, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Uma análise dos dados do inquérito revelou múltiplas desconexões entre as expectativas da IA e a realidade dentro da função da cadeia de abastecimento.

Entre estas desconexões, destaca-se a estratégia de investimento em IA na cadeia de abastecimento, com a maioria dos diretores da cadeia de valor focados em ganhos de curto prazo projeto a projeto, em vez de uma estratégia de investimento em IA definida que garanta o financiamento adequado para investimentos transformacionais a longo prazo.

Esta abordagem não estruturada ao investimento em IA representa um risco significativo, uma vez que os diretores da cadeia de valor podem concentrar-se excessivamente nos retornos de curto prazo, potencialmente minando o potencial transformador a longo prazo da IA e resultando no desalinhamento com o foco dos seus CEO em utilizar a IA para impulsionar o crescimento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.