Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers

Previsão indica que o CapEx em hyperscalers vai aumentar 17% em 2024 por causa dos investimentos em inteligência artificial

Investimentos em IA vai aumentar CapEx em hyperscalers

De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Grupo Dell'Oro, prevê-se que a computação acelerada eleve o investimento em cloud hyperscalers para um crescimento de 17% em 2024. Investimentos em infraestrutura de IA na empresa também estão a ganhar impulso.

Depois de crescer apenas 4% em 2023, projeta-se que o investimento mundial em data centers recupere para um crescimento de dois dígitos este ano”, explica Baron Fung, Senior Research Director do Grupo Dell’Oro. “Embora a computação acelerada para aplicações de IA generativa seja o impulsionador dos investimentos em data centers, esperamos uma recuperação modesta nos servidores de utilização geral e na procura de armazenamento após um período de forte correção. Até ao ano passado, os hyperscalers abriram caminho para investimentos relacionados à IA. Este ano, esperamos que os sistemas acelerados respondam por uma parte crescente das vendas de OEM de servidores e carreguem um backlog significativo à medida que os clientes corporativos implementam cargas de trabalho de IA”.

Diz o Grupo Dell’Oro que as receitas dos servidores e sistemas de armazenamento deverá crescer 18% em 2024 numa altura em que os produtos passam a ser otimizados para inteligência artificial e plataformas de servidores com os CPU x86 mais recentes da Intel, AMD e ARM.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.