Parlamento Europeu aprova lei sobre inteligência artificial

O AI Act pretende regular os potenciais riscos e o impacto desta nova tecnologia. Novas regras implicam algumas proibições, mas também existem exceções

Parlamento Europeu aprova lei sobre inteligência artificial

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira a adoção do AI Act, o regulamento europeu que irá regular a utilização da inteligência artificial no bloco europeu.

O regulamento, que esteve no centro das negociações com os Estados-membros em dezembro de 2023, foi aprovado com 523 votos a favor, 46 contra e 49 abstenções.

O AI Act estabelece obrigações para com a inteligência artificial, tendo por base os seus potenciais riscos e o seu nível de impacto.

Brando Benifei, co-relator da Comissão do Mercado Interno, congratulou-se pela “primeira lei vinculativa do mundo sobre inteligência artificial, para reduzir riscos, criar oportunidades, combater a discriminação e trazer transparência”.

Está agora prevista a criação de um gabinete de inteligência artificial “para apoiar as empresas a começarem a cumprir as regras antes de estas entrarem em vigor”, acrescentou.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Parlamento Europeu, as novas regras implicam a proibição de determinadas aplicações de IA que colocam em causa os direitos dos cidadãos, entre elas os sistemas de categorização biométrica com base em características sensíveis ou a proibição do uso de imagens faciais retiradas internet ou de imagens retiradas de sistemas de videovigilância (CCTV) para a criação de bases de dados de reconhecimento facial.

Na lista de proibições está ainda a utilização de sistemas de reconhecimento de emoções no local de trabalho e nas escolas, os rankings sociais e o policiamento preditivo, assim como a manipulação do comportamento humano e a exploração das vulnerabilidades dos cidadãos.

A utilização de sistemas de identificação biométrica por parte das autoridades policiais está também proibida, salvo situações já definidas, como é o caso das buscas por uma pessoa desaparecida ou a prevenção de um ataque terrorista, detalha o Parlamento Europeu. Ainda assim, e devido à sua “utilização de alto risco”, a mesma exigirá uma autorização judicial. 

No caso da utilização de IA de alto risco, como é o caso de infraestruturas críticas, educação e formação, emprego, serviços públicos e privados essenciais, estes sistemas devem trabalhar para avaliar e reduzir o risco, mantendo a transparência.

As sandboxes regulamentares e os testes a nível nacional serão disponibilizados às PME e às empresas em fase de arranque, para desenvolver e formar IA inovadora antes da sua colocação no mercado.

Conteúdos como imagens, áudio e vídeo que sejam gerados a partir de IA devem ser identificados como tal.

O regulamento está ainda sujeito a uma verificação de juritas-linguistas. Deverá ser aprovado antes do final da legislatura. Entrará depois em vigor 20 dias após a publicação no jornal oficial da UE e será aplicável 24 meses após a entrada em vigor. As práticas proibidas terão restrições seis meses após a data de entrada em vigor. De forma geral, as regras para a IA de uso geral têm de estar em funcionamento 12 meses depois e as obrigações para os sistemas de alto risco em 36 meses.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.