Gastos com IA generativa crescerão 36% ao ano até 2030

A Forrester prevê um crescimento da IA generativa de 36% até 2030, representando 55% do mercado de software da IA

Gastos com IA generativa crescerão 36% ao ano até 2030

A vasta aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA) em todos os setores vai impulsionar o crescimento significativo da tecnologia, comparável ao lançamento das redes sociais, do smartphone e da Internet. A nova previsão da Forrester projeta que a IA generativa que registará uma taxa média de crescimento anual de 36% até 2030, representando 55% do mercado de software de IA.

A Forrester indica que este crescimento será motivado pela adoção especializada da IA. Os gastos anuais de aplicações especializadas estarão na ordem dos 79 mil milhões de dólares até 2030, com vista a melhorar a automatização e a produtividade, particularmente nas indústrias de segurança, saúde e marketing de conteúdos.

Um exemplo são os assistentes de código, como o GitHub Copilot e o Replit, que estão a tornar mais acessível o desenvolvimento de software para developers profissionais e cidadãos. Por sua vez, as aplicações especializadas podem ser utilizadas para desenvolver novos produtos, como é o caso do Cera, um prestador de cuidados de saúde ao domicílio, que recorrem à tecnologia analítica para monitorizar a saúde dos utilizadores em tempo real e à IA generativa para criar conteúdo que simplifica conceitos médicos complexos.

A implementação generalizada, por sua vez, também é um fator impulsionador do crescimento da IA, diz a Forrester. A empresa prevê que serão gastos anualmente 42 mil milhões de dólares em casos de utilização generalizada, como pesquisa, redação e resumo de determinadas informações. Os chatbots e as plataformas de comunicação representam mais de metade destes gastos anuais, utilizados para melhorar a experiência de clientes e funcionários.

A Twilio, empresa de ferramentas de comunicação, começou a utilizar recentemente a IA generativa para melhorar a comunicação das equipas de vendas e marketing através de um serviço personalizado sem cookies que cria perfis de clientes. A Duolingo, plataforma de aprendizagem de idiomas, introduziu uma assinatura “Max” que recorre a GPT-4 em dois novos chatbots.

O crescimento da IA será potenciado também pela receita de novos negócios, abrindo caminho para novas oportunidades de lucro, refere a Forrester. O Stack Overflow, site de programação de perguntas e respostas, pretende cobrar os developers de IA pelo acesso às perguntas e respostas no seu site enquanto procuram treinar algoritmos e bots. A NVIDIA, empresa de tecnologia, viu o preço das suas ações a triplicar no primeiro semestre do ano, uma vez que os seus chips GPU são utilizados no treino de modelos de IA, como o GPT-4.

Apesar do investimento empresarial significativo na IA generativa, as atuais limitações da tecnologia, como a ambiguidade regulamentar, as preocupações com os direitos de propriedade intelectual e os modelos tendenciosos, irão restringir a adoção a curto prazo e os ganhos de produtividade, prevê a Forrester. No entanto, eventualmente, a IA generativa e a sua eficácia superarão as limitações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.