Desafio de otimização de custos em IT pode ser transformado em estratégia para negócios

Mais de 90% dos executivos C-level acredita que as organizações já adotaram estas medidas. Empresas com operações financeiras em cloud terão capacidade de gerar mais economia

Desafio de otimização de custos em IT pode ser transformado em estratégia para negócios

A otimização de custos como resposta ao aumento dos preços é um aspeto que pesa cada vez mais nas decisões dos CFO, de forma a manter um crescimento financeiro saudável das organizações.

De acordo com o Quadrante Mágico da Gartner, relativo à Gestão de Ativos de Software, 47% das empresas inquiridas considera que a otimização de custos é o principal desafio na gestão de IT.

Até 2026, as organizações que implementarem operações financeiras em cloud terão capacidade de gerar 30% mais economia em plataforma cloud e serviços de infraestrutura do que aqueles que não o fizerem.

A melhoria da visibilidade dos gastos digitais e a garantia de resultados de investimentos digitais devem ser, por isso, pontos em comum e partilhados entre CFO e CIO, que devem procurar fortalecer Parcerias e trabalhar em conjunto para impulsionar o crescimento das suas organizações. 91% dos executivos C-level acredita mesmo que as organizações já adotaram medidas de otimização de custos e 63% perspetiva que estes mesmos esforços de otimização ajudem a impulsionar a eficiência.

Um outro relatório – o “The State of IT Cost Optimization in 2023”, da Crayon, revela que as empresas estão agora a averiguar os novos investimentos em IT com mais rigor, com mais de metade (54%) a focar-se no valor do negócio. Em 2022, apenas 8% tinha objetivos concentros para a redução de custos.

77% das organizações implementaram soluções de gestão de ativos de software (SAM), com 62% a adotar práticas de FinOps e 11% a melhorar continuamente os recursos de FinOps. No entanto, apenas 51% das organizações têm uma compreensão precisa sobre os seus gastos com software de IT. Por outro lado, apenas 39% têm visibilidade/controlo sobre as licenças de software não utilizadas.

Os service providers mais maduros de gestão de ativos de software são fundamentais para ajudar as organizações ao nível dos gastos de software de IT.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.