Aumento de receitas é a prioridade das empresas europeias em 2024

Empresas europeias visam aumentar as receitas em 2024 e planeiam introduzir inteligência artificial na sua estratégia de transformação digital

Aumento de receitas é a prioridade das empresas europeias em 2024

As empresas europeias consideram que o aumento de receitas é a principal prioridade para 2024, de acordo com o CFO Playbook 2024, divulgado pela plataforma europeia de gestão de despesas Pleo

O CFO Playbook 2024, que inquiriu quase três mil gestores europeus, demonstra o impacto da transformação digital nas despesas das empresas europeias. A nível percentual, são os decisores espanhóis que mais indicaram o crescimento de receitas como prioridade-chave para os negócios, com 77%, seguindo-se os gestores dinamarqueses (55%), segundo o estudo.

A maioria dos gestores europeus revela que já se encontra a implementar estratégias de transformação digital, segundo sobretudo os gestores espanhóis (81%) e os resultados estão a ser positivos no local de trabalho, conforme indicam os decisores britânicos (49%).

A melhoria da eficiência, a vantagem competitiva e a inovação são os principais fatores que determinam a implementação de uma estratégia de transformação digital, bem como a melhoria da relação com os clientes e a sustentabilidade, diz o CFO Playbook 2024.

No que diz respeito à aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas operações financeiras, a maioria dos gestores acredita que não é necessário que as equipas e diretores financeiros tenham uma compreensão abrangente da tecnologia para que esta seja implementada no seio da empresa. O inquérito demonstra que 46% dos decisores franceses não sentem esta necessidade, sendo o valor mais elevado em termos percentuais, sendo seguidos pelos gestores britânicos (34%).

No Reino Unido, Alemanha, França e Espanha, os gestores preferem utilizar uma única solução de gestão de despesas empresariais, considerando que ter duas ou mais plataformas diferentes para a gestão de despesas e gastos empresariais não funciona. Já na Holanda, Dinamarca e Suécia, mais de 40% dos decisores afirmam que planeiam adotar a IA como parte integrante da sua estratégia de transformação digital.

“Para que as empresas atinjam os seus objetivos de crescimento de receitas e de poupança para 2024, têm de garantir que têm total visibilidade e conhecimento sobre todas as despesas”, refere Thorbjørn Fink, COO da Pleo. “Quando existe uma pressão real sobre o crescimento financeiro, as empresas já não se podem dar ao luxo de separar os seus consumos em despesas (por exemplo, itens de baixo custo, como cafés, almoços, assinaturas) e gastos (por exemplo, anúncios no LinkedIn, viagens de negócios, aluguer de escritórios). Optar por ignorar os itens de baixo custo significa que os diretores financeiros estão a limitar desnecessariamente a sua visão e, no processo, a obter apenas metade da perspetiva sobre a gestão de despesas”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.