Adoção rápida da GenAI é o principal problema dos líderes jurídicos

De acordo com a Gartner, os líderes jurídicos, de compliance e de privacidade consideram que o seu principal problema nos próximos dois anos é a adoção rápida da IA generativa

Adoção rápida da GenAI é o principal problema dos líderes jurídicos

De acordo com uma investigação da Gartner, 70% de 179 líderes jurídicos, de compliance e de privacidade inquiridos consideram que a rápida adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa (GenAI) é uma das suas principais preocupações nos próximos dois anos.

“O aumento na capacidade e na usabilidade levou à adoção rápida e generalizada do GenAI pelas empresas”, afirma Stuart Strome, director, research da Gartner Legal, Risk & Compliance Practice. “Enquanto a regulamentação da IA ainda está a ser desenvolvida, abundam as incertezas e os riscos imprevistos. As empresas terão de enfrentar estes desafios para garantir o uso ético e legal desta nova e poderosa tecnologia”.

Neste contexto, os especialistas do Gartner partilham quatro áreas em que os líderes jurídicos, de compliance e de privacidade se deverão focar.


Visibilidade limitada dos principais riscos

A Gartner considera que as equipas de assurance terão uma visibilidade limitada sobre os novos riscos relacionados com esta evolução tecnológica, especialmente perante a fácil adoção, a ampla aplicabilidade e a capacidade das ferramentas de GenAI de realizar diferentes tarefas de negócios.

“Os novos processos para detetar e gerir esses riscos levarão tempo para serem implementados, deixando as empresas expostas nesse ínterim”, alerta Strome. “Os líderes jurídicos devem adaptar práticas de monitorização e gestão dos riscos preexistentes, bem estabelecidas e amplamente distribuídas até que os novos processos possam ser implementados. Por exemplo, podem modificar os inventários de dados e os registos de atividades de processamento de avaliações de impacto na privacidade para rastrear o uso de GenAI”.


Falta de clareza dos funcionários sobre o uso aceitável

Para a Gartner, os funcionários vão ter uma falta de clareza sobre aquilo que constitui a utilização aceitável da IA, não estando familiarizados com as regras que a regem.

Neste sentido, a consultora recomenda que os líderes jurídicos concentrem os seus esforços na criação de um consenso sobre os resultados que devem ser evitados, bem como na instituição de controlos para mitigar a probabilidade destes resultados de risco. Além disto, é necessário defenderem casos de utilização aceitáveis nas políticas e orientações, acrescenta.

“Os líderes jurídicos precisam de instituir uma revisão humana obrigatória da produção da GenAI, proibir a inserção de IP corporativo ou informações pessoais em ferramentas públicas como o ChatGPT e desenvolver políticas que exijam uma indicação clara da proveniência da GenAI em qualquer produção voltada ao público”, explica Strome. “É importante incluir exemplos reais de uso proibido e aceitável de GenAI nas orientações políticas e alertar os funcionários quando as políticas são atualizadas. Além disso, considere trabalhar com a TI para desenvolver controlos incorporados, como pop-ups em ferramentas GenAI que exigem que os utilizadores atestem que não estão a utilizar as ferramentas para casos proibidos”.


Necessidade de governança de IA

Com a popularização das ferramentas de GenAI, a fraca responsabilização pelos resultados negativos pode criar riscos jurídicos e de privacidade inaceitáveis, de acordo com a Gartner. Todavia, a maioria das empresas consideram que não é possível executar uma adaptação perfeita da governação da IA às suas estruturas organizacionais existentes, além do facto de poder estar dispersa ou em falta a experiência necessária para o fazer.

Neste sentido, a consultora sugere que os líderes jurídicos documentem de forma clara as funções e responsabilidades em matéria de aprovações, gestão de políticas, gestão de riscos e formação para GenAI.

“Os líderes jurídicos devem defender a criação de um comité diretor multifuncional ou a modificação do mandato de um comité existente, para estabelecer princípios e padrões de utilização e para alinhar as funções e responsabilidades relacionadas com a governação da IA”, refere Strome.


Novas oportunidades para dimensionar tarefas jurídicas repetitivas

A tecnologia de GenAI tem a capacidade de produzir resultados em linguagem natural, podendo ser uma ferramenta útil para as equipas jurídicas que permita reduzir o tempo gasto com trabalhos de baixo valor, defende a Gartner.

A GenAI tem o potencial de ajudar em tarefas demoradas e repetitivas, como a realização de investigações jurídicas, a elaboração de contratos e a produção de resumos de legislação. No entanto, a consultora alerta que, muitas vezes, os resultados destas ferramentas incluem erros e, por esta razão, os líderes jurídicos devem garantir que os resultados são revistos relativamente à precisão.

Além disto, a Gartner recomenda o desenvolvimento de um programa piloto interno para testar a utilização da GenAI para estas tarefas monótonas de baixo risco que envolvem a produção de resultados escritos. Os líderes jurídicos deverão também comparar os resultados do projeto piloto em termos de tempo gasto e qualidade dos resultados com os resultados correspondentes aos processos tradicionais da empresa.

“Dada a facilidade de uso e flexibilidade de aplicação da GenAI para empresas, não é surpresa que a rápida adoção do GenAI seja o risco mais referido pelos líderes jurídicos este ano, no entanto, os líderes jurídicos não devem simplesmente reagir ao instituir políticas draconianas que restrinjam o seu uso”, acredita Strome “Essa abordagem provavelmente terá impacto na competitividade dos negócios e incentivará os funcionários a usarem ilicitamente ferramentas GenAI nos seus dispositivos pessoais. Os líderes jurídicos progressistas aceitam que a GenAI pode gerar valor e estão a trabalhar com outros na sua organização para desenvolver governação e políticas que estimulem os funcionários e parceiros de negócios em direção a casos de utilização de alto benefício e baixo risco”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.