Três áreas em que a IA pode potenciar a poupança nos negócios

A logística, o serviço ao cliente e a previsão de tendências são áreas em que a IA pode ajudar a aumentar a eficiência das organizações, afirma a Expense Reduction Analysts

Três áreas em que a IA pode potenciar a poupança nos negócios

Segundo a Expense Reduction Analysts, as organizações devem aproveitar os benefícios trazidos pela Inteligência Artificial (IA) em áreas como a gestão logística, o serviço ao cliente e a previsão de tendências, com o objetivo de impulsionar o crescimento empresarial. Desta forma, a consultora destaca três áreas em que as ferramentas de IA podem potenciar a poupança no negócio das empresas e aumentar a sua eficácia.

“A Inteligência Artificial deve ser encarada como uma oportunidade que agrega valor às empresas e cuja utilização tardia se traduz em perdas de competitividade, uma vez que todas as suas aplicações permitem a diminuição de encargos, o aumento das vendas, ou ambos”, afirma João Costa, country manager da Expense Reduction Analysts em Portugal.


1. Gestão logística

De acordo com a Expense Reduction Analysts, a IA pode contribuir para a área da logística em várias formas. Em primeiro lugar, esta tecnologia possibilita a otimização das rotas de entrega através da consideração de variáveis como o tráfego, condições climáticas e histórico de entregas, reduzindo os custos operacionais. Isto permite economizar tempo e melhorar a eficiência, sublinha a consultora.

Além disto, os algoritmos de IA podem proceder à análise de padrões de procura, bem como realizar previsões sobre as necessidades de stock. Deste modo, a Expense Reduction Analysts acredita que a IA torna a gestão de inventário mais eficiente, permite evitar excessos ou escassez de produtos, otimiza custos e melhora o serviço ao cliente.

Outro benefício da IA na área da logística é facilitar o rastreamento em tempo real de mercadorias ao longo da cadeia de abastecimento, permitindo também fazer ajustes nas operações para lidar com atrasos ou alterações inesperadas.

Por fim, os sensores em veículos e equipamentos têm a capacidade de recolher dados em tempo real. Deste modo, a tecnologia pode analisá-los e utilizá-los para prever falhas.


2. Serviço ao cliente

Os sistemas de IA, como os chatbots, podem fornecer apoio instantâneo e personalizado aos clientes, através da resposta a perguntas frequentes e da ajuda na navegação do site, segundo a Expense Reduction Analysts.

Os algoritmos de IA procedem à análise dos dados de clientes para personalizar ofertas, recomendações e comunicações, o que pode contribuir para assegurar uma experiência ao cliente mais individualizada e satisfatória.

Ainda mais, as ferramentas de análise de sentimentos baseadas em IA podem ajudar na melhoria da compreensão das necessidades e expectativas dos clientes, através da monitorização das suas interações nas redes sociais, avaliações online e feedbacks.

A nível interno, a IA possibilita a automatização dos fluxos de trabalho de modo a acelerar processos de atendimento ao cliente, como pedidos, devoluções e reembolsos.


3. Previsão de tendências

A Expense Reduction Analysts destaca a capacidade dos algoritmos de IA no que diz respeito à análise de um grande conjunto de dados para identificar padrões e tendências. Isto pode ajudar as organizações a antecipar a procura do mercado e a adaptarem-se às mudanças.

A IA tem também a capacidade de analisar pesquisas de mercado, revisões de produtos e feedbacks dos consumidores, permitindo às empresas orientar as duas estratégias para o desenvolvimento de novos produtos que atendam às necessidades do mercado.

Por último, esta tecnologia pode auxiliar as organizações a assegurar que estão alinhadas com as preferências atuais dos consumidores, possibilitando a análise do desempenho de campanhas de marketing, além do ajuste de estratégias com base nas tendências.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.