Competências impulsionadas por GenAI gerarão um bilião de dólares em ganhos de produtividade até 2026

De acordo com a IDC, o desenvolvimento de competências impulsionado pela IA generativa irá gerar às empresas um bilião de dólares em ganhos de produtividade a nível mundial até 2026

Competências impulsionadas por GenAI gerarão um bilião de dólares em ganhos de produtividade até 2026

O papel da Inteligência Artificial (IA) e, em particular, da IA generativa (GenAI) está cada vez mais no centro das atenções no contexto empresarial, onde a produtividade e o crescimento das receitas são as prioridades organizacionais. De acordo com as previsões da IDC, o desenvolvimento de competências impulsionado pela GenAI e pela automatização permitirá às organizações gerar um bilião de dólares em ganhos de produtividade a nível mundial até 2026.

A IDC prevê que irá ocorrer uma grande mudança de paradigma num futuro próximo, com 35% das empresas por todo mundo a recorrer à GenAI para co-desenvolver produtos e serviços digitais até 2025. Isto potencialmente permitirá às organizações duplicar o crescimento das suas receitas em comparação com os seus concorrentes, o que acelerará ainda mais a adoção desta tecnologia. 

Num inquérito recente realizado pela IDC, os clientes revelaram quais são as suas prioridades na construção dos seus roteiros de GenAI. Nos próximos 18 a 24 meses, grande parte do foco passa por promover melhorias de produtividade, especialmente nas funções de vendas, TI e finanças. Segundo a IDC, mais de 50% dos inquiridos afirmaram que os ganhos de produtividade são o resultado comercial mais importante que visam para os próximos 18 meses.

Em 2024, as ferramentas de GenAI possibilitarão que os líderes seniores dupliquem a utilização produtiva de dados não estruturados, permitindo-lhes descobrir insights e conhecimentos inexplorados, destaca a IDC.

Jyoti Lalchandani, vice-presidente do grupo IDC e diretor-geral regional para o Médio Oriente, Turquia e África (META), acredita que as prioridades irão evoluir à medida que as organizações expandem as suas visões para além da produtividade.

“Para a maioria das organizações, é fácil desenvolver centenas de casos de uso de produtividade em torno da GenAI, mas muitas já estão a questionar-se se estão a concentrar-se demais na redução de custos e a não se concentrar o suficiente em como a GenAI as pode ajudar a aumentar as suas receitas”, afirma Lalchandani.

“Esperamos que a ênfase nos ganhos de produtividade dê lugar a resultados de crescimento de receita nos próximos três a cinco anos, com vendas, TI, finanças, operações e funções da cadeia de abastecimento a reportar expectativas de crescimento de receita da GenAI”, projeta Lalchandani. “Os fornecedores devem acompanhar essa mudança cuidadosamente com os seus principais compradores para garantir que as suas ofertas de soluções GenAI continuam alinhadas com as metas de negócios em evolução dos seus clientes”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.