Facilitar e acelerar a implementação de software

São duas abordagens distintas, mas com pontos em comum. Agile e DevOps são cada vez mais falados e há benefícios para organizações de todos os tamanhos. Apesar das diferenças, estes dois métodos têm um objetivo em comum: melhorar a produtividade do negócio

Facilitar e acelerar a implementação de software

Agile e DevOps são dois dos termos mais utilizados recentemente. É visto como um sinal de inovação por parte das empresas, mas, afinal, o que é Agile e o que são DevOps? 

Em 1970, o Dr. Winston W. Royce publicou aquilo que descreveu como o seu “ponto de vista sobre como gerir o desenvolvimento de software em larga escala”. 

Royce explicou que há dois passos essenciais comuns ao desenvolvimento de programas, independentemente do tamanho: análise e criação de código. No entanto, adverte, “a implementação de fabrico de sistemas de software de larga escala com apenas estes dois passos está condenada ao fracasso”. 

O trabalho publicado por Royce afirma que um projeto pode ser desenvolvido como um produto numa linha de montagem. Cada fase do desenvolvimento tem que estar completa antes que a próxima fase possa ter início. 

 

Manifesto Agile 

Em contraponto com a metodologia derivada do trabalho de Royce, denominada de Waterfall, surge o Agile. Em 2001, 17 participantes, como Jeff Sutherland, Ken Schwaber e Martin Fowler criaram o “Agile ‘Software Development’ Manifesto”. Este documento fornece algumas ideias específicas sobre como se deve desenvolver software. 

O manifesto conta com 12 princípios sobre o qual este tipo de desenvolvimento se move. “A nossa maior prioridade é, desde as primeiras etapas do projeto, satisfazer o cliente através da entrega rápida e contínua de software com valor”. 

Este processo de desenvolvimento ágil potencia a mudança em benefício da vantagem competitiva do cliente, mesmo que isso obriga a “alterações de requisitos, mesmo numa fase tardia do ciclo de desenvolvimento”. 

Simultaneamente, este manifesto indica que "os processos ágeis" promovem o "desenvolvimento sustentável" dos projetos. A "simplicidade" é "essencial", sendo uma "arte de maximizar a quantidade de trabalho que não é feito". 

 

Benefícios do método Agile 

Mas afinal, quais são os benefícios deste método? Agile surge da experiência com os projetos reais dos principais profissionais de software do passado. Como tal, os desafios e limitações do desenvolvimento tradicional foram descartados. 

Com o passar do tempo, este método acabou por ser aceite pela indústria como uma melhor solução para o desenvolvimento de projetos. 

Agile oferece uma estrutura leve para ajudar as equipas a funcionar e manter o foco na entrega rápida. Por sua vez, este foco ajuda as organizações a reduzir os riscos gerais associados ao desenvolvimento de software. 

A utilização de planeamento e feedback interativo resulta em equipas que podem alinhar um produto que reflita as necessidades desejadas do cliente. 

Assim, o produto vai-se adaptando facilmente aos requisitos em constante mudança ao longo do processo, medindo e avaliando o estado de um determinado projeto. 

Em vez de tentar comercializar software antes de ser escrito, este método permite às equipas otimizar o lançamento durante o seu desenvolvimento, o que permite que o produto seja o mais competitivo possível no mercado. 

 

O que é DevOps? 

DevOps é uma das maneiras de desenvolver software estando focado na comunicação, na integração e na colaboração entre os vários profissionais de IT que permitam uma implementação mais rápida dos produtos. 

Tal como o próprio nome indica, esta cultura promove uma maior colaboração entre as equipas de desenvolvimento (development) e de operação (operations). Deste modo, será possível aplicar o código criado para produzir resultados mais rápidos e automáticos. 

As equipas, tanto de desenvolvimento como de operações, trabalham durante todo o ciclo de vida do software, desde a fase de desenvolvimento até à fase de implementação e operações. 

Existem modelos em que as equipas de controlo de qualidade e segurança aumentam a sua integração no desenvolvimento e na operação do ciclo de vida da aplicação. 

No entanto, a transição para um modelo DevOps não é necessariamente fácil, uma vez que exige uma mudança de mentalidade. De forma simples, DevOps pretende remover barreiras entre duas equipas, uma vez que trabalham em conjunto para otimizar a produtividade dos developers. 

Por norma, as empresas que utilizam este modelo, independentemente da sua estrutura, contam com equipas que supervisionam o ciclo de vida completo de desenvolvimento e infraestrutura como parte das suas responsabilidades. 

 

Benefícios do DevOps 

Um dos principais benefícios desta abordagem é a velocidade, uma vez que permite às empresas levar inovações para os seus clientes mais rapidamente e permite uma adaptação melhor a mercados dinâmicos. 

Por outro lado, permite aumentar a confiança e garantir a qualidade das atualizações das aplicações e alterações da infraestrutura. 

Através desta colaboração, é possível criar equipas mais eficientes através de um modelo DevOps. Com as equipas de desenvolvimento e operações com uma forte colaboração, há uma maior partilha de responsabilidade e de fluxos de trabalho. Esta partilha permite reduzir as ineficiências e economizar tempo. 

 

Diferenças entre Agile e DevOps 

Há, naturalmente, várias diferenças entre uma abordagem Agile e DevOps. Enquanto o método de desenvolvimento de software Agile se foca em criar o software e disponibilizá-lo, a abordagem DevOps utiliza um software que já foi construído e que é de confiança, para que possa ser facilmente distribuído. 

DevOps otimiza as operações de negócios. Assim, cada gestor de projeto tem duas opções para escolher. No primeiro cenário, é possível implementar atualizações assim que estas estiverem visíveis, ou pode esperar até ao momento em que todas as atualizações estão visíveis e implementá- las uma de cada vez para otimizar os negócios.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.