EUA: Câmara dos Representantes lança seis medidas para competição justa entre as empresas big tech

O democrata Jerry Nadler disse que “não podemos ser complacentes e não podemos atrasar”, acerca da nova legislação

EUA: Câmara dos Representantes lança seis medidas para competição justa entre as empresas big tech

Depois de dois anos de investigação, O Comité Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA reuniu-se para destronar as grandes empresas tecnológicas, como a Amazon ou o Facebook, e alimentar um mercado competitivo mais justo. David Cicilline, presidente do Comité Antitrust explicou que as leis são necessárias porque as gigantes da tecnologia não têm competido de forma justa. A votação foi feita ao fim de dois dias de discussão e resultou na aprovação de seis medidas.

“Com este pacote de legislação histórica, temos a oportunidade de tomar controlo do nosso próprio destino para ser um líder global no desenvolvimento de regras para a economia digital”, disse o representante democrata Jerry Nadler no topo do audição. “Não podemos ser complacentes e não podemos atrasar”, acrescenta. 

Já no início da semana, a Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação para averiguar se o Google tem cometido abuso de posição dominante, manipulando as publicidades em seu favor. “O Google, Amazon e Apple favorecem os seus próprios produtos nos resultados de busca, dando a si próprios uma vantagem injusta sobre os concorrentes”, conclui Nadler. O comité discutiu ainda a alocação de novos investimentos em agências que põem em prática as medidas antitrust.

Nancy Pelosi, presidente da camara de representantes, explicou que a questão preocupa tanto para os democratas como os republicanos e que “esta legislação surge no interesse da justiça, no interesse da concorrência e no interesse de atender às necessidades das pessoas cuja privacidade, cujos dados e tudo o resto estão à mercê das empresas de tecnologia", disse.

Num primeiro plano, aprovaram o Merger Filing Fee Modernization Act, que vai atualizar as taxas de aquisições pela primeira vez em duas décadas. Já o State Antitrust Enforcement Venue Act permite que os procuradores que iniciarem uma investigação antitrust contra as grandes corporações de tecnologia, o possam fazer num tribunal à sua escolha. Num terceiro plano, lançaram o ACCESS Act, que causou alguma comoção entre os partidos e que delineia novos padrões de portabilidade e interoperabilidade de dados. Já o Platform Competition and Opportunity Act impõe restrições ao crescimento do monopólio tecnológico, com a compra de concorrentes (como o Facebook que comprou o Instagram em 2012). Aprovaram ainda o American Choice and Innovation Act, que proíbe as empresas de favorecerem os seus próprios serviços, como o Google tem feito alegadamente. Por fim, o Ending Platform Monopolies Act vai obrigar as big tech a afunilarem a sua linha de serviços, proibindo-as de controlar diferentes linhas de negócio, que desfavorecem os competidores.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.