Três ideias para as empresas aumentarem a criatividade dos colaboradores

Um inquérito da Gartner revela que 49% dos líderes de Recursos Humanos consideram a inovação como uma das três prioridades para 2022

Três ideias para as empresas aumentarem a criatividade dos colaboradores

A inovação é, cada vez mais, uma preocupação para vários líderes das mais diversas áreas das empresas.

De acordo com um inquérito da Gartner, 49% dos líderes de Recursos Humanos considera a inovação para o sucesso como uma das três prioridades para 2022.

A par da inovação, a capacidade de a empresa encorajar o pensamento criativo é outro dos pontos destacados pelos colaboradores inquiridos pela Gartner em maio passado.

Com base nos resultados obtidos na análise realizada pela consultora, as organizações têm três caminhos que podem adotar para aumentarem a criatividade dos seus colaboradores.

Numa primeira ação, as empresas devem alargar a participação dos colaboradores nas decisões, de forma a aumentar o conhecimento graças à maior diversificação de trabalhadores de várias áreas e níveis.

Outra das ações que as empresas devem tomar prende-se com a redução do risco de stress. Perante um trabalho exigente como é o de procurar soluções criativas e inovadoras, os gestores e líderes devem reduzir tarefas que afastam a criatividade dos trabalhadores e pensar numa cultura de recompensa na hora de gerar ideias.

Por último, aumentar a novidade para estimular a imaginação. Como? Juntar, por exemplo, trabalhadores que nunca trabalharam juntos e que podem oferecer diferentes perspetivas; desafiar equipas e colaboradores semanalmente para desafios como trabalhar a partir de um novo local.

De acordo com Emily Rose McRae, diretora sénior de RH da Gartner, “os resultados do inquérito mostram que as acções de uma organização têm um impacto directo de 25% na capacidade de criatividade dos empregados”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.