Setor do retalho deve apostar em IA e machine learning

As técnicas de análise avançada e as soluções de machine learning podem ajudar a prever as necessidades dos consumidores

Setor do retalho deve apostar em IA e machine learning

As empresas do setor de retalho vão precisar de usar uma infraestrutura de dados robusta para antecipar as necessidades dos consumidores, otimizar a cadeia de abastecimento, planear a procura e prever as vendas, segundo a Zebra Technologies.

A previsão é fundamental para o setor de retalho e para as empresas responsáveis pelo fabrico e distribuição de mercadorias embaladas, uma vez que determina as estratégias e o sucesso no mercado. Além disso, é um esforço de equipa, com equipas de compras e até departamentos de marketing, que trabalham em campanhas promocionais. Numa era em que os clientes esperam por experiências cada vez mais personalizadas e satisfatórias, este alinhamento entre todos os departamentos de uma empresa é essencial.

Podemos compreender a previsão como a ciência de prever o futuro através de dados passados e presentes. Esta técnica baseada em algoritmos, soluções de machine learning e a sua exatidão depende tanto da qualidade da informação como dos algoritmos utilizados”, afirma Moez Ali, Solutions Strategy Director da Zebra Technologies. “Ainda mais importante, a previsão é exatamente o eixo do qual a complexa máquina da oferta e da procura depende: um único deslize pode ter efeitos graves em qualquer empresa, desde grandes stocks de produtos não vendidos a prateleiras vazias”.

O planeamento da procura deve começar a recolher e analisar os dados da empresa, como registos de vendas e informações sobre promoções. Os modelos de previsão complexos que usam machine learning e inteligência artificial são usados para incorporar várias fontes de dados. Como resultado, podem identificar padrões de comportamento para prever com precisão a procura por um produto específico.

No setor do retalho, a previsão e o planeamento da procura são desafios únicos. A constante mudança das preferências dos consumidores, que podem mudar rapidamente devido a mudanças nas tendências ou eventos globais que afetam a sociedade ou a economia, é um dos seus maiores problemas. É difícil prever a procura com precisão devido a esta instabilidade porque os dados do passado nem sempre podem ser um bom indicador dos padrões que se pode esperar no futuro.

Outra dificuldade que este setor enfrenta é administrar uma variedade de produtos, cada um com seu próprio ciclo de vida e curva de procura. Os vendedores e empresas de bens embalados produzem milhares de códigos SKU e devem levar em consideração a sazonalidade, pois algumas empresas registam picos de procura em momentos específicos do ano.

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