Falta de estratégia de dados compromete IA generativa no retalho

Estima-se que a IA generativa tenha um impacto de 9,2 mil milhões de dólares no retalho até 2029, mas muitos retalhistas também estão a ter dificuldades em utilizar os seus dados para tomar decisões e torna-los acessíveis

Falta de estratégia de dados compromete IA generativa no retalho

A Salesforce anunciou os dados de um novo relatório, desenvolvido em conjunto com o Retail AI Council, que conclui que, a nível global, os retalhistas anseiam pela adoção da Inteligência Artificial (IA) Generativa para personalizarem e melhorarem as experiências de compras na loja e online. No entanto, quase metade dos 1.300 retalhistas inquiridos estão a lutar para tornar os seus dados acessíveis e apenas 42% estão a conectar os vários silos de dados, o que pode levar a resultados de IA ineficazes ou imprecisos.

Estima-se que a IA Generativa tenha um impacto de 9,2 mil milhões de dólares no retalho até 2029, à medida que os retalhistas veem os benefícios da implementação desta tecnologia para agilizarem as operações, aumentarem a produtividade e proporcionarem experiências mais personalizadas aos compradores e associados. No entanto, apenas 13% dos clientes confia totalmente nas empresas para utilizarem a IA de forma ética e 63% demonstra preocupação com o preconceito nos resultados da IA.

A revolução da IA envolve dados, confiança e experiência do cliente. Olhar para a IA isoladamente, sem compreender estes elementos como um conjunto, vai prejudicar a capacidade do retalhista de fidelizar e melhorar as relações com os clientes. A pesquisa que partilhamos vai ajudar retalhistas a compreenderem melhor a necessidade de uma estratégia de dados unificada, e como a IA generativa pode ser usada para melhorar a experiência, tanto para os compradores como para os associados”, Rob Garf, GM of Retail and Consumer Goods da Salesforce, em comunicado.

Os executivos de retalho inquiridos estimam que 36% dos seus colaboradores já utiliza atualmente IA Generativa, prevendo-se que esse número cresça para 45% até ao final de 2025. 93% desses retalhistas afirma que já está a usar IA Generativa para algum tipo de personalização, como a cópia personalizada de e-mail e recomendações de produtos.

81% dos entrevistados também relata ter um orçamento dedicado à IA, com uma média de 50% desse orçamento atribuído à IA Generativa. As três principais áreas onde os retalhistas planeiam utilizar a IA Generativa são o atendimento ao cliente, marketing e operações de loja.

Os retalhistas estão a priorizar casos de uso de atendimento ao cliente, com o desejo de fornecer aos agentes mensagens e conteúdos altamente personalizados e automatizados para enviar rapidamente aos clientes. Depois do atendimento ao cliente, o segundo caso de uso mais importante para os retalhistas é a criação de assistentes de compras digitais conversacionais, para recomendar produtos aos compradores com base em instruções em linguagem natural.

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