Reino Unido aprova, mas limita presença do 5G da Huawei

O Conselho de Segurança Nacional britânico decidiu não bloquear o projeto da Huawei, indo contra a posição dos Estados Unidos

Reino Unido aprova, mas limita presença do 5G da Huawei

O Reino Unido vai permitir, mas de forma restrita, a utilização da rede 5G pela gigante tecnológica Huawei. Este é mais um desenvolvimento na “guerra” com a Huawei na implementação da rede 5G.

Depois de os Estados Unidos acusarem a empresa de fazer espionagem ao serviço da China, e Austrália, Nova Zelândia e EUA terem bloqueado o avanço da tecnologia por parte da Huawei, o Reino Unido assume limitar o acesso da empresa chinesa a áreas de rede “não essenciais”.

A Huawei, maior empresa do ramo das redes e tecnologia do mundo, encontra-se constrangida pelas suspeitas de servir para espionagem internacional, mas nega as acusações. O Conselho Nacional de Segurança britânico colocou o assunto em cima da mesa na última terça-feira, e daí resultaram duas declarações anónimas do gabinete de Segurança que confirmam as limitações à ação da empresa em território britânico. Já o ministro das Finanças, Philip Hammond, falou da importância de “garantir que as redes são construídas de forma a serem protegidas de ameaças de qualquer tipo, mas que também são competitivas”.

Apesar de a União Europeia já ter alertado para a necessidade de reforçar a cibersegurança com o aparecimento da rede 5G, e além da pressão dos Estados Unidos, a Huawei já celebrou 40 contratos para a integração da rede, a maioria em território europeu.

A decisão do Reino Unido de não bloquear a entrada da tecnologia no país foi aplaudida pela empresa chinesa, mas pode ainda não ser definitiva, adverte o governo britânico.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.