Mulheres europeias na área da tecnologia ganham menos 26% do que os homens

O género feminino representa 40% do total de funcionários na tecnologia. Paridade só é alcançada no nível executivo

Mulheres europeias na área da tecnologia ganham menos 26% do que os homens

As mulheres que trabalham em tecnologia na União Europeia ganham, em média, menos 26% do que os homens.

Apesar da introdução do princípio da igualdade de remuneração por trabalho igual, em 1957, a disparidade salarial mantém-se, segundo o mais recente relatório da plataforma Ravio.

No setor das tecnologias, as mulheres representam 40% do total de funcionários. 

Quando analisados os dados, a disparidade entre géneros diminui nos níveis mais séniores, com uma competição mais equitativa. Ao nível executivo, a diferença salarial de género é de 0%, aumentando para 17% no nível de gerente e 22% nos níveis mais baixos.

A diferença entre géneros é também pouco significativa quando o tema são promoções e aumentos salariais relacionados com promoções. 

As diferenças são mais notórias noutros pontos: a proporção de mulheres diminui à medida que o nível de emprego aumenta. Neste caso, apenas 19% dos executivos e 35% dos gerentes são mulheres.

A União Europeia tem, no entanto, trabalhado em cima destes dados. Em maio de 2023 foi aprovado um conjunto de regras com medidas vinculativas de transparência salarial. A legislação, que deverá ser adotada pelo bloco europeu até 2026, exige às empresas que tomem medidas caso a diferença salarial de género seja superior a 5%. Os incumpridores ficarão sujeitos a multas e penalizações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.