Apenas 22% das mulheres europeias ocupam cargos tecnológicos em empresas

Relatório da McKinsey & Company revela que o PIB da UE poderia aumentar até 600 mil milhões de euros caso a percentagem de mulheres a ocupar empregos tecnológicos duplicasse até 2027

Apenas 22% das mulheres europeias ocupam cargos tecnológicos em empresas

O mundo da tecnologia continua a ser pautado pela desigualdade no que toca à divisão de género igualitária nas organizações.

De acordo com as conclusões do relatório ‘Women in tech: The best bet to solve Europe’s talent shortage’, da McKinsey & Company, o PIB da União Europeia (UE) poderia aumentar até 600 mil milhões de euros caso a percentagem de mulheres em empregos tecnológicos duplicasse até 2027.

O mesmo estudo conclui que apenas 22% das mulheres europeias ocupam cargos ligados à tecnologia. Os cargos relacionados com DevOps e Cloud são aqueles com menor número de trabalhadoras – 8%. Em sentido oposto, o desenvolvimento e gestão de produto (46%) e engenharia e a ciência e análise de dados (30%) são as áreas com maior número de colaboradoras.

André Osório, Diretor de Client Capabilities da McKinsey em Portugal e em Espanha, acredita que a falta de talento neste setor tecnológico “pode colocar a capacidade de crescimento da Europa e das suas empresas em risco, e os líderes estão conscientes desse problema”.

No global, as mulheres em empresas tecnológicas ou empresas ligadas a este setor é de 37%, com uma maior representatividade ao nível das redes sociais (50%) e do comércio eletrónico (46%). O número diminui para 24% quando falamos de empresas de semicondutores. As áreas da engenharia e produção e telecomunicações e consultoria de TI são as que apresentam menor presença feminina – 31% e 39%, respetivamente.

O problema da desigualdade

Segundo os dados apresentados no relatório, a média europeia de mulheres licenciadas em cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) é de 32%. No caso português, o país fecha o top 10 da Europa com 35%.

Apesar da baixa percentagem de mulheres no ensino superior nestas áreas específicas, e ao contrário do mito sobre a menor predisposição do sexo feminino para estes temas, este estudo vem demonstrar que não existem diferenças ao nível das competências científicas e matemáticas entre alunas e alunos pré-adolescentes.

Como contornar?

Para fazer frente a esta desigualdade e aumentar o equilíbrio entre géneros no setor da tecnologia, a análise realizada pela McKinsey estabelece quatro pilares-chave:

  • Redistribuição: Contratar mulheres com capacidades e potencial em papéis não tecnológicos, mas com competências indiretamente relacionadas com o tema;
  • Remodelação: Facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar no processo de contratação;
  • Retenção de talentos: Eliminar disparidades salariais e criar oportunidades de liderança no feminino, justificando o abandono do talento feminino nesta área;
  • Redimensionamento: Aumentar número de mulheres inscritas e licenciadas em cursos STEM.

Estes números podem ainda ser superiores se se juntar as mais de 13 milhões de mulheres europeias entre os 25 e os 54 anos e que estão fora do mercado de trabalho, com 46% a justificar esta decisão com as responsabilidades familiares.

“Se as empresas tiverem presentes estes pilares, poderemos ter uma presença feminina de 33% a 45% em cargos tecnológicos nos próximos anos”, explica André Osório, que olha para a atual falta de diversidade no setor tecnológico como uma desvantagem para a Europa ao nível de força de trabalho. “É de particular importância aumentar a presença de mulheres nos cargos de topo: por exemplo, empresas em que a presença de mulheres nos conselhos de administração ultrapassa os 30% têm em média um investimento em I&D quatro vezes superior ao resto da economia”, afirma.

As políticas de conciliação e flexibilidade podem mesmo levar à reentrada de mulheres no mercado de trabalho tecnológico – “estamos a falar de 140.000 a 200.000 talentos tecnológicos que poderiam ser incorporados nesta indústria a nível Europeu”, remata André Osório.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.