Mais de metade das empresas subcontratam serviços de IA

Estudo da Futurum Intelligence revela que 45% das empresas que subcontratam planeiam trocar de fornecedor em 2024. Empresas apontam para Google como principal fornecedor de IA para computação cloud

Mais de metade das empresas subcontratam serviços de IA

O estudo “AI In The Enterprise Decision Maker Survey”, publicado pela Futurum Intelligence, deu a conhecer os principais provedores de implementações de inteligência artificial nas empresas de tecnologia. O objetivo principal do estudo passou por compreender quais as atuais preferências, tanto ao nível de produtos e fornecedores IA como de planos de compra para os próximos 12 meses. O estudo foi conduzido entre 25 de setembro e 2 de outubro de 2023 e contou com uma amostra de 1009 participantes e 159 fornecedores de implementações de IA avaliados.

Entre as principais conclusões, Marc Beccue, AI Research Director do The Futurum Group, sublinha que 52% das empresas estão a subcontratar serviços de inteligência artificial, enquanto 48% estão a desenvolver IA internamente.

A AWS distinguiu-se em 2023 como o principal fornecedor ao nível das implementações de IA para computação cloud, seguindo-se a Microsoft, a Google e a IBM. No entanto, e de acordo com as conclusões do estudo, as empresas consideram que a Google será o seu principal fornecedor de IA para computação cloud em 2024 (11,1%), seguido pela AWS e pela IBM.

No que diz respeito às ferramentas e plataformas de desenvolvimento de inteligência artificial, as empresas que adquiriram soluções de IA estão também à procura de novos fornecedores, com a Google a destacar-se nas preferências (7,2%), seguindo-se a AMD, a AWS e a IBM.

Entre as empresas que subcontratam, 45% planeiam trocar de fornecedor em 2024; a percentagem é de 47% no caso das empresas que contratam IA internamente. 

A Accenture surge na primeira posição como a principal consultora/integradora ao nível da subcontratação (25%), seguindo-se a Deloitte (14%), CGI e KPMG.

A Microsoft (21%), a Google (14%), a AWS (13,5%) e a IBM (10%) posicionam-se como as principais empresas ao nível da implementação SaaS/Embedded AI.

“Dada toda a atenção da mídia ao DIY-AI, fiquei um pouco surpreendido com a percentagem de organizações que estão a beneficiar atualmente de serviços outsourcing de IA, que definimos como uma aplicação end-to-end, como uma automação de atendimento ao cliente da Nuance AI, ou IA SaaS/Incorporada, como o Firefly da Adobe ou o Photoshop”, revelou Marc Beccue.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.