Maioria dos retalhistas investem em experiência do cliente para aumentar receitas

Da mesma forma, o investimento em ferramentas de CX está a desenvolver abordagens ao serviço ao cliente mais interativas e unificadas

Maioria dos retalhistas investem em experiência do cliente para aumentar receitas

Apesar das atuais perspetivas económicas, a maioria dos retalhistas - 58% - está a investir em ferramentas de customer experience (CX) para aumentar as receitas e desenvolver abordagens de serviço ao cliente mais interativas e unificadas. Os dados são do novo “O futuro do serviço de apoio ao cliente no comércio retalhista: Interativo e unificado”, relatório publicado pela Talkdesk, tendo por base 11 mercados globais, que oferece uma visão das principais prioridades do setor no âmbito do serviço ao cliente e aborda os respetivos obstáculos. 

Durante demasiado tempo, muitas marcas não deram prioridade à diferenciação através do serviço. O que é promissor é que a redução de custos já não é a principal consideração quando se investe em CX. Em vez disso, as marcas compreendem agora a importância estratégica das experiências de serviço atrativas como uma forma de impulsionar o crescimento e a retenção”, afirma Shannon Flanagan, vice-presidente de retalho e bens de consumo da Talkdesk. 

Assim, “embora estejam empenhados em ir além do serviço ao cliente transacional e reativo, os seus esforços são dificultados por desafios tecnológicos e de talento. A última investigação da Talkdesk destaca a mudança de prioridades e demonstra como as marcas podem atingir os seus objetivos de CX”.

Atrair clientes permanece no topo da lista de resultados desejados, contudo os profissionais de CX em diversas indústrias, apontam a retenção como o novo caminho a seguir. Para conseguir fidelizar o consumidor, as marcas devem cultivar relações mais profundas, investindo em canais que permitam um envolvimento contínuo e interativo. O estudo mostra que 41% dos inquiridos planeia investir em videochamada e 39% em agentes virtuais baseados em voz e inteligência artificial. Quase um terço (31%), diz que irá investir em canais de vídeo ao vivo, tais como YouTube, Tiktok e Twitch, para o serviço ao cliente. 

Um em cada quatro retalhistas planeia oferecer uma interação coerente e interativa através de canais da nova geração, tais como o metaverso, realidade aumentada ou virtual, dentro de dois anos, enquanto 12% afirma que já o está a fazer. 

A percentagem de baixas no setor retalhista piorou como consequência da tendência “Great Resignation”, explica a Talkdesk no relatório. Os participantes no inquérito citam este como o obstáculo mais importante para alcançar as ambições de serviço de apoio ao cliente. Contudo, é muito importante que os retalhistas formem os seus colaboradores para oferecerem uma assistência atrativa e de alta qualidade aos clientes, enquanto verificam um crescimento profissional significativo. 

O relatório também destaca um número crescente de retalhistas que utilizam um serviço de apoio ao cliente não tradicional, como, por exemplo, os embaixadores de marca (35%) ou influenciadores (29%), para tratar de assuntos relacionados com dúvidas sobre os serviços. Os consumidores já estão familiarizados com esta tendência, com mais de um terço (38%) dos retalhistas inquiridos a afirmar que os seus clientes preferem estes serviços como um recurso de apoio ao cliente. 

Para se criar uma experiência de cliente conectada, interativa e única, é necessária uma integração plena dos canais e colmatar as lacunas na recolha e utilização de dados. Em particular, nove em cada dez retalhistas descrevem os seus canais de envolvimento com o cliente como não totalmente integrados. 

Metade dos retalhistas inquiridos recolhem, atualmente, dados de mensagens de correio eletrónico ou das redes sociais, enquanto a recolha de informação de mensagens de texto representa uma percentagem muito menor (35%) e o sentimento do cliente é apenas recolhido por 21%. Além disso, a maioria (57%) não utiliza dados para personalizar futuras interações de serviços ou atividades de marketing, o que representa uma oportunidade perdida para a fidelização dos clientes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.