Maioria dos CMO planeiam investir mais de dez milhões de dólares em IA

Estudo aponta que 50% dos CMO considera que a implementação da inteligência artificial generativa é uma das suas cinco prioridades para o próximo ano

Maioria dos CMO planeiam investir mais de dez milhões de dólares em IA

Segundo o estudo mais recente da Boston Consulting Group (BCG), 60% dos diretores de marketing (CMO) em todo o mundo planeiam investir mais de dez milhões de dólares por ano em Inteligência Artificial (IA) nos próximos três anos.

Em relação à IA generativa, 50% dos CMO mencionaram que a implementação desta tecnologia é uma das suas cinco principais prioridades para 2025. Além disso, cerca de 80% afirmam que a IA generativa já está a melhorar a automatização, a velocidade e a produtividade em suas empresas.

Atualmente, os diretores de marketing enfrentam um ambiente concorrencial intenso e uma elevada pressão para conseguir rapidamente melhores resultados com menos recursos. Neste contexto, estão mais pragmáticos e a usar já a IA generativa para aumentar a eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ‘ouvir’ melhor os consumidores. A futuro, a grande promessa da IA generativa é a personalização em escala, mas isso requer tempo e uma transformação maior, combinando analítica preditiva com uma operativa focada em gerar volume de interações de qualidade com os consumidores para continuamente aprender e melhorar”, refere Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, em comunicado.

Quando questionados sobre os impactos da inteligência artificial generativa, 78% dos CMO consideram-se otimistas e 75% confiantes, no entanto, 18% rejeita a implementação desta tecnologia.

As prioridades dos diretores de marketing para o uso de IA generativa são a criação de conteúdos (36%), a monitorização de redes sociais (32%), a escrita de texto (31%) e a segmentação, personalização e análise preditiva (27%).

No entanto, 70% dos diretores estão preocupados com o impacto que a implementação da inteligência artificial generativa pode ter na criatividade e no posicionamento das marcas. Assim, existe uma necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de IA generativa para melhorar o aspeto criativo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.