Estudo aponta que 50% dos CMO considera que a implementação da inteligência artificial generativa é uma das suas cinco prioridades para o próximo ano
Segundo o estudo mais recente da Boston Consulting Group (BCG), 60% dos diretores de marketing (CMO) em todo o mundo planeiam investir mais de dez milhões de dólares por ano em Inteligência Artificial (IA) nos próximos três anos. Em relação à IA generativa, 50% dos CMO mencionaram que a implementação desta tecnologia é uma das suas cinco principais prioridades para 2025. Além disso, cerca de 80% afirmam que a IA generativa já está a melhorar a automatização, a velocidade e a produtividade em suas empresas. “Atualmente, os diretores de marketing enfrentam um ambiente concorrencial intenso e uma elevada pressão para conseguir rapidamente melhores resultados com menos recursos. Neste contexto, estão mais pragmáticos e a usar já a IA generativa para aumentar a eficiência, acelerar a produção de conteúdo e ‘ouvir’ melhor os consumidores. A futuro, a grande promessa da IA generativa é a personalização em escala, mas isso requer tempo e uma transformação maior, combinando analítica preditiva com uma operativa focada em gerar volume de interações de qualidade com os consumidores para continuamente aprender e melhorar”, refere Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, em comunicado. Quando questionados sobre os impactos da inteligência artificial generativa, 78% dos CMO consideram-se otimistas e 75% confiantes, no entanto, 18% rejeita a implementação desta tecnologia. As prioridades dos diretores de marketing para o uso de IA generativa são a criação de conteúdos (36%), a monitorização de redes sociais (32%), a escrita de texto (31%) e a segmentação, personalização e análise preditiva (27%). No entanto, 70% dos diretores estão preocupados com o impacto que a implementação da inteligência artificial generativa pode ter na criatividade e no posicionamento das marcas. Assim, existe uma necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de IA generativa para melhorar o aspeto criativo. |